Tarifa branca pode reduzir conta de luz em 2018 para consumo “fora de ponta”

A partir do dia 1º de janeiro a nova modalidade tarifária está disponível para consumidores com média mensal superior a 500 kWh e para novas ligações. A tarifa branca sinaliza a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo e é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão, como residências e pequenos comércios. Em 2019, também deverão ser atendidas unidades com consumo médio superior a 250 kWh/mês e, em 2020, consumidores de baixa tensão, qualquer que seja o consumo.

Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida. Nos dias úteis, a tarifa branca tem três valores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): ponta, intermediário e fora de ponta.

O consumidor também pode solicitar a volta ao sistema tarifário convencional caso não identifique vantagens. A distribuidora terá 30 dias após o pedido para retornar a unidade ao sistema convencional. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, o consumidor deverá cumprir um período de carência de 180 dias. A tarifa branca não se aplica aos consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

Antes de optar pela tarifa branca, é importante que o morador conheça seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios. A tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e se não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança. (Com Aneel)