Cidades

Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Cianorte passa a ser Independente

Unidade deixa de ser subordinada a Maringá e será capacitada para atender situações mais complexas
["2\u00b0 SGB passa a ser 8\u00b0 Subgrupamento de Bombeiros Independente ","",""] (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12) decretos que autorizam criação e elevação de novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no estado. Entre elas o Subgrupamento de Bombeiros de Cianorte, que passa a ser Independente, ou seja, deixa de ser subordinado ao 5° Grupamento de Maringá. A mudança era uma reivindicação antiga do efetivo local, que atende 12 municípios da região, com uma população aproximada de 176 mil pessoas.

As assinaturas ocorreram durante a sétima reunião de integração das Forças de Segurança, no Palácio Iguaçu. O comandante da unidade, que passa a ser 8° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), esteve em Curitiba e explicou as vantagens da alteração. “O SGBI tem capacidade de atender situações mais complexas, como liberações de projetos e alvarás, vistorias e eventos, além de dar mais agilidade nas liberações de documentos internos. Com uma estrutura maior, nosso quadro também aumenta. Portanto, a partir de agora faremos reuniões diárias para definir as adequações”, afirmou o capitão Cezar Perdoncini. O comandante também agradeceu ao deputado estadual Jonas Guimarães, que intercedeu pela conquista junto ao Governo do Estado.

“Tivemos um árduo trabalho para conquistarmos o Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros. Estivemos em constantes conversas com o capitão Perdoncini, foram feitos vários estudos de viabilidade e felizmente fomos atendidos. O Subgrupamento ajuda os empresários e comerciantes da cidade, que terão mais agilidade e menos burocracia para a liberação de alvarás, por exemplo. Temos que agradecer a nossa governadora Cida Borghetti por ter acolhido as nossas reivindicações”, disse o deputado Jonas Guimarães.

ATENDIMENTO

O 8° SGBI deverá atender uma população ainda maior, de mais de 180 mil pessoas, abrangendo os municípios de Cianorte, Araruna, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Moreira Sales, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste. A previsão é de que a unidade conte com mais duas seções, sendo uma em Rondon e outra em Tapejara.

Apesar da alteração, não foram criadas novas vagas para aumento do efetivo, por isso, inicialmente, haverá apenas remanejamento de funcionários. Além disso, a desvinculação vai começar de forma provisória e será efetivada no ano que vem, com a mudança de governo.

OUTRAS UNIDADES

A governadora também autorizou a criação de três novos grupamentos e mais dois subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. As novas unidades beneficiam 1,8 milhão de pessoas. “É um dia histórico para a corporação. A elevação das unidades representa um avanço nas questões operacionais, administrativas e de prevenção”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edemilson de Barros. Algumas unidades de Polícia Militar também foram elevadas. (Com Agência Estadual e Assessoria Jonas Guimarães)