Sisu abre inscrições para o segundo semestre

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta segunda (29) e vão até quinta-feira, 1° de junho. Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 podem se inscrever no portal do Sisu, na internet. Nesta edição, o sistema reúne 51.913 vagas de graduação distribuídas em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos por ordem de preferência e alterar as opções até o fim do prazo para se inscrever. O estudante também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, pelo sistema de cotas de estudantes das escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia, o MEC divulga a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

PROBLEMAS

Nas redes sociais, houve relatos de dificuldades para acessar o Sisu. Na edição do primeiro semestre, as falhas duraram dois dias. Em nota, o Ministério da Educação e o Inep informaram que “identificaram um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu e já estão orientando esses estudantes que tiveram dificuldade a alterarem a senha no site do INEP para solucionar o problema”.

RESULTADO

A divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Os estudantes que não forem aprovados devem declarar interesse na lista de espera até o dia 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho. (Com informações da Agência Brasil e G1)