Educação

Sesi Cianorte conquista 1° lugar em torneio de robótica em Campo Mourão

Apenas cinco equipes do total de 11 foram classificadas para a próxima etapa da competição
Estudantes comemoram sucesso e já se preparam para a próxima fase da competição (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Com nova formação e novos desafios, a equipe 7th Connection, do Colégio Sesi de Cianorte, começou com tudo a temporada 2019 de robótica. Na última quarta-feira (17), os estudantes conquistaram a primeira colocação na etapa microrregional do torneio First Lego League (FLL), promovido pelo Sesi, em Campo Mourão. O evento reuniu 11 equipes da região Noroeste em busca de cinco vagas para a etapa regional.

Nesta temporada, o tema do torneio aborda eventuais problemas que podem ocorrer com astronautas em viagens espaciais. Os participantes precisam desenvolver um projeto de pesquisa e um robô com engajamento e trabalho em grupo, destacando valores como a união e o respeito. 

Para alcançar o primeiro lugar, a equipe local apresentou um projeto sobre saúde bucal, geralmente afetada em profissionais que atuam no espaço. Conforme explica o técnico Rogério de Oliveira Pereira, “os alunos pesquisaram bastante e identificaram o aumento da formação de cárie e a deficiência na absorção de cálcio como problemas decorrentes de viagens espaciais. Assim, desenvolveram uma pasta dental comestível, que não gera resíduos e também ajuda na absorção de cálcio pelo organismo”.

Para ele, o tema demandou muita pesquisa e aprofundamento e o grupo apostou em uma questão simples e útil para os astronautas. Além da conquista, os estudantes conseguiram enviar o projeto ao astronauta brasileiro Marcos Pontes, que poderá analisar a proposta e dar retorno, com possíveis apontamentos e sugestões.

Agora, a equipe se prepara para a etapa regional, que será em Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro. Segundo Pereira, este ano o objetivo é chegar à etapa internacional. No ano passado, o grupo que representou Cianorte chegou a disputar a etapa nacional, em Curitiba, e ficou entre os 30 melhores do país.

A nova formação da equipe 7th Connection conta com 11 integrantes e dois técnicos, sendo eles: Yasmin Gomes; Isadora Vieira; José Hércules Dantas; Joshua Zamberlam; Filipe Ramos; Eutierys Honório; João Vitor Makdesi; Gustavo Santos; Mariane Ragozoni; Ana Caroline Gonçalves; Ketilin Oliveira; e os técnicos Rogério de Oliveira Pereira e Wesley Alanis.