Informática

Será que deve usar o Instagram no seu negócio?

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Instagram é uma plataforma que foi criada em 2010, tendo sido em 2012 adquirida pelo Facebook por mil milhões de dólares.

Atualmente é uma das plataformas com maior sucesso a nível mundial e com milhões de subscritores inscritos.

Embora tenha cada vez mais pessoas inscritas, são ainda muitas as empresas que pensam “será que devo usar Instagram no meu negócio?” Pois bem, a resposta é depende. Mas iremos explicar-lhe tudo de seguida.

Deve ou não usar o Instagram no seu negócio?

Se tem um ecommerce e se o foco do seu negócio é um produto físico e que pode ser visualmente mostrado ao consumidor, então a resposta à questão “Deve ou não usar o Instagram no seu negócio?” é SIM.

Esta plataforma é especialmente útil para comunicar, mas também para partilhar fotografias e vídeos que contam uma história (e o consumidor adora seguir páginas que contam histórias).

De forma a ter noção de como funciona o Instagram, deixamos-lhe de seguida uma lista com as principais funcionalidades e características do Instagram:

- Permite ter conta pessoal e profissional em simultâneo;

- A conta profissional permite ver estatísticas, tem botão para fazer chamada, telefone, link do seu site e mapa, além de poder criar anúncios;

- Pode criar uma biografia (uma descrição curta do seu negócio) e colocar um link na mesma;

- Pode partilhar fotos e vídeos com um máximo de 60 segundos (e pode aplicar filtros em ambos);

- Pode partilhar conteúdos criados em outras apps (como é o caso do Layout, Boomerang e Hyperlapse);

- Pode criar álbuns até 10 fotografias;

- Pode adicionar Hastags;

- Tem a possibilidade de guardar posts e criar coleções;

- Pode arquivar publicações;

- Pode enviar e receber mensagens diretas;

- Permite a gestão até 5 contas diferentes na mesma app;

- Pode pesquisar conteúdos;

- Pode criar publicidade;

As histórias que pode partilhar aqui são sempre um sucesso (quer seja em formato imagem, vídeo ou direto), por isso, para que o seu negócio possa beneficiar da sua presença no Instagram, é necessário que o mesmo revele o lado mais informar e espontâneo da sua empresa.

Se o fizer, vai ver que o seu negócio irá crescer imenso.

Se ainda não tem a sua loja virtual criada, mas está a ponderar fazê-lo nos próximos tempos, tem que seguir alguns passos, nomeadamente:

- Registar o domínio do seu negócio;

- Comprar alojamento;

- Criar logo (é possível criar logotipo grátis);

- Comprar template para o site;

- Criar todas as informações relevantes sobre o seu negócio;

- Pesquisar quais as estratégias de marketing digital que irá utilizar (se o seu negócio for venda de produtos, não se esqueça de ciar conta no Facebook, Instagram, Pinterest);

Como vê, criar uma loja virtual não é algo complicado, e por esse mesmo motivo são milhares os empreendedores que hoje em dia gerem negócios de sucesso.