Educação

Senai abre matrículas para cursos técnicos de nível médio em Cianorte

Vagas são para turmas do primeiro semestre de 2017, com início das aulas previsto para fevereiro

 

Divulgação

Os candidatos podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro de 2017


 

 

Estão abertas em todo o Paraná as matrículas para os cursos técnicos do primeiro semestre de 2017 do Senai. São 27 cursos oferecidos em 37 unidades em todo o estado, presentes em 32 municípios paranaenses, incluindo Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama. Em todo o estado, são 6.441 vagas ofertadas. Os cursos técnicos abrem boas oportunidades para a carreira na indústria.

Em Maringá, o Senai possui vagas nas duas unidades do município: na Zona 5 (Técnico em Biotecnologia, Edificações, Química, Segurança do Trabalho e Vestuário) e CTM (Técnico em Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Mecatrônica e Programação de Jogos Digitais).

No Noroeste, o Senai ainda oferta cursos nas seguintes cidades: Umuarama (Técnico em Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica e em Qualidade), Campo Mourão (Técnico em Automação Industrial, Eletrônica e Eletrotécnica) Cianorte (Técnico em Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho) e em Paranavaí (Técnico em Eletromecânica, Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho). A lista completa com os cursos ofertados em cada unidade está disponível no site www.senaipr.com.br/cursos-tecnicos.

 

MATRÍCULA

As matrículas são realizadas somente nas unidades do Senai, mas é possível fazer uma pré-inscrição no site para agilizar o processo no local físico. Os interessados devem comparecer aos locais com documentação completa para efetivar a inscrição. Não há testes seletivos para ocupar as vagas.

Os interessados devem ficar atentos à documentação necessária, pois alguns documentos são exigidos de acordo com a idade da pessoa, se ela já concluiu o Ensino Médio, se está matriculada no Ensino de Jovens e Adultos (Eja) e se a pessoa é estrangeira. Somente pessoas com Ensino Médio completo ou cursando podem se inscrever nos cursos técnicos. A relação completa dos documentos está disponível no edital, na página do Senai Paraná na internet.

Ao comparecer às unidades, os interessados devem entregar tanto o documento original quanto a cópia para que seja feita autenticação. Caso seja de preferência da pessoa, ela mesma pode levas as cópias autenticadas no ato da matrícula.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro de 2017, mesmo dia em que está previsto o início das aulas nas unidades.

 

GUIA DE PROFISSÕES

Acompanhando a abertura das matrículas para os cursos técnicos, o Senai no Paraná lança um Guia de Profissões para os interessados em entrar para o ensino da indústria. O guia reúne as áreas em que a instituição oferece cursos técnico, em todo o Paraná. Em cada área, o estudante interessado pode entender um pouco mais sobre o direcionamento da indústria do setor e em qual cidade os cursos são ofertados. O Guia de Profissões está disponível nas unidades do Senai do estado e para download no site.

O principal foco do Senai quando o assunto é educação profissional é a formação de mão de obra especializada e capacitada para entrar no mercado de trabalho oferecido pela indústria. Dados regionais do Senai no Paraná apontam que, no estado, 72% dos alunos que fazem cursos técnicos conseguem emprego na indústria, mesmo com a grave recessão econômica. No Brasil, o índice chega a 70% de empregabilidade, segundo dados do Senai Departamento Nacional.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 6 de fevereiro de 2017