Educação

Semana Pedagógica reúne 850 profissionais do NRE de Cianorte

Professores do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto participam de Semana Pedagógica para início do ano letivo (Foto: HEDESON ALVES / SEED)

Cerca de 850 profissionais que atuam nas escolas da rede estadual de ensino, das 12 cidades jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação de Cianorte, participam nos dias 15 e 16 de fevereiro, da primeira edição do ano da Semana Pedagógica. Durante a programação, serão realizados estudos e debates de questões pedagógicas e administrativas, para fortalecer a gestão escolar democrática e a qualidade do ensino público ofertado nas instituições. Os encontros, promovidos sempre no início de cada semestre letivo, serão realizados de forma individual em cada escola.

Para os encontros, o Governo do Paraná disponibilizou matérias de trabalho com os temas propostos, através no portal da Educação no site www.educacao.pr.gov.br, para que possam ser acessados pelas escolas.  “A Semana Pedagógica permite que todos os profissionais discutam questões essenciais para o cotidiano escolar, para que tenhamos escolas com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, profissionais valorizados e alunos motivados”, explicou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

PROPOSTA

Os temas propostos para a Semana Pedagógica decorrem de sugestões apontadas pelos profissionais que indicaram os seus interesses de aprofundamento.

Em atendimento as indicações, os estudos estão pautados nas relações que se estabelecem na escola, tanto entre escola e família, quanto nas relações necessárias ao processo ensino e aprendizagem, no sentido de repensar metodologias que melhor atendam ao contexto atual dos estudantes, estendendo às relações que visam à efetivação do trabalho coletivo escolar.

Um dos temas principais é a relação família-escola com a participação de todos servidores de escolas regulares, conveniadas e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), usando conteúdo específico para cada público.

Após a Semana Pedagógica, no dia 19 de fevereiro, começam as aulas para um milhão de estudantes da rede pública estadual. A segunda semana pedagógica de 2018, está marcada para os dias e 26 e 27 de julho.