Seis municípios apresentam redução nos casos de dengue

 

Os municípios de Paranavaí, Peabiru, São Carlos do Ivaí, Fênix, Quinta do Sol e Japurá apresentam redução nos casos de dengue, segundo o informe divulgado segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde. O levantamento leva em conta a incidência de casos nos meses de janeiro e fevereiro.

Neste período, a maior redução foi em Fênix (95%) e Peabiru (80%). O número de confirmações de casos em Fênix passou de 415, em janeiro, para 23 no mês seguinte. Em Peabiru, foram confirmados 462 casos, contra 161 em fevereiro.

Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, atualmente 32 municípios estão em situação de epidemia e outros 42 estão em situação de alerta da doença. Nesta semana, quatro municípios entraram em epidemia: Alto Piquiri, Perobal, Santo Antonio do Caiuá e Paranacity. De acordo com o monitoramento realizado no final de 2012 pelas regionais de saúde, estes municípios têm problemas com o número de agentes de endemias e dificuldades de mobilização da população.

Desde agosto de 2012 até agora foram confirmados 12.366, sendo 11.362 autóctones e 1.004 importados. Quanto à gravidade dos casos, 12.306 pacientes apresentaram a forma clássica da doença e 60 pacientes evoluíram para forma grave da doença (36 pacientes tiveram febre hemorrágica de dengue e 24 tiveram dengue com complicação). Destes pacientes, 51 evoluíram para a cura e nove morreram em razão da doença.

 QUEDA

Sobre a redução do número de casos da dengue, o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, observou que estes municípios conseguiram reduzir os casos de dengue porque trabalharam em todas as frentes de atuação: sensibilização da população e investimentos para o controle do mosquito. Apesar da queda, a dengue é uma preocupação constante e o trabalho tem que