Cotidiano

Segundo Simepar, verão vai começar chuvoso em todo o Paraná

["O ver\u00e3o come\u00e7ou com aumento de instabilidade em todas as regi\u00f5es do estado; previs\u00e3o de chuva se mant\u00e9m at\u00e9 semana que vem "] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A estação mais quente do ano começa nesta quinta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2018. Os meteorologistas do Simepar explicam que o período será marcado pela influência do La Niña, fenômeno meteorológico que se forma nas águas do oceano pacífico e influencia a circulação atmosférica em todo o mundo.

Para o verão brasileiro, o fenômeno promete manter as temperaturas acima da média e o volume de chuvas moderado, na média ou até um pouco abaixo do que é esperado para estação. Nos primeiros dias de verão o tempo deve continuar parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em todas as regiões do Estado.

Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, as chuvas acumuladas devem ficar abaixo da normal climatológica na área compreendida entre a região central e o norte do Paraná. Da região central ao sul, deve chover acima da média. As temperaturas devem permanecer elevadas, dentro da normalidade histórica.

AGROPECUÁRIA

Segundo a pesquisadora do Simepar e do Instituto Agronômico do Paraná, Ângela Beatriz Costa, as culturas da soja e do milho serão beneficiadas pelo clima e as pastagens também serão favorecidas. As hortaliças vão demandar um cuidado intensivo devido às chuvas e temperaturas elevadas.

NATAL CHUVOSO

Em Cianorte, assim como no restante do Paraná, o verão deve começar chuvoso e com temperaturas mais amenas, aliviando o calor dos últimos dias. Nesta quinta, a máxima prevista é de 26°C e a mínima de 20°C. A previsão de chuvas e trovoadas se mantém até a próxima semana e o feriado de Natal deve ser de tempo úmido na região. Algumas áreas do estado estão com alerta de temporais para o final de semana.

DEFESA CIVIL

Durante toda a Operação Verão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado realizará trabalho de prevenção de danos em inundações, alagamentos e enxurradas, bem como de mortes por raios. O Centro de Monitoramento funciona 24 horas.

Atenção especial é dedicada à previsão de tempestades de raios por meio do Sistema de Previsão Probabilística de Eventos de Raios (Sipper), operado pelo Simepar. Nesse caso, o Comando do Corpo de Bombeiros do Litoral recebe mensagem de alerta, que por sua vez é retransmitida aos guarda-vidas. “O sinal duplo vermelho significa que o banhista deve abandonar a praia”, explica Barros.

O diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite, enfatiza que, em média, 43% dos raios ocorrem no verão. A metade deles ocorre em locais descobertos, o que faz da praia sob tempestade um local de alto risco.

A Operação Verão vai até o dia 18 de fevereiro de 2018. Interessados em receber alertas por SMS devem enviar o número do seu CEP, somente os números sem ponto e traço, para 40199.