Educação

Segundo dia do Vestibular de Inverno da UEM segue com provas específicas

Prova oferece 1.494 vagas em cerca de 70 cursos de graduação
Provas do Vestibular de Inverno da UEM foram realizadas no domingo e na segunda-feira (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

O segundo dia do Vestibular de Inverno da UEM hoje, 15, foi reservado para as provas específicas. O processo seletivo recebeu exatamente 18.009 inscrições em todo o estado. Os candidatos concorrem as 1.494 vagas oferecidas em cerca de 70 cursos, sendo que 20% das vagas são reservadas ao sistema de cotas sociais, que beneficia estudantes de baixa renda. Em Cianorte, as provas foram realizadas por 683 estudantes e não houve relatos de transtornos no campus.

Em todo o Paraná, o curso mais concorrido é o de Medicina. Já em Cianorte, o curso com mais inscrições foi o de Design. Na Capital do Vestuário, foram oferecidas 40 vagas por curso (Pedagogia, Ciências Contábeis, Design e Moda).

As provas foram aplicadas das 14 às 19 horas, mas a entrada em sala era permitida somente até às 13h50. No domingo, 14, o movimento foi maior no câmpus de Cianorte. Nesta segunda-feira, 16, por conta da chuva, os candidatos se anteciparam e entraram mais cedo nos locais de prova.

No primeiro dia os candidatos realizaram a prova de Conhecimentos Gerais, com 40 questões objetivas, além da Redação. No segundo dia foram dez questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de Literaturas em Língua Portuguesa, cinco de Língua Estrangeira e trinta de Conhecimentos Específicos, com disciplinas variando conforme a escolha do candidato.

“Como sou bastante ansioso, estava bem nervoso no domingo. Foi bem desafiador. A expectativa para o segundo dia está alta, especialmente porque teremos as matérias específicas. A organização está no mesmo padrão do outro vestibular que fiz quando estava no primeiro ano. Tudo bem organizado e nos horários estabelecidos” afirmou o candidato, Pedro Ruiz Silva, 17, que pretende cursar Biomedicina.

A universidade publicará a lista dos aprovados no dia 16 de agosto no site: www.vestibular.uem.br. Para mais informações referentes ao câmpus de Cianorte, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3619-4000.