Educação

Segundo dia de provas do Enem terá provas de Química, Física, Biologia e Matemática

Em Cianorte, 2,7 mil inscritos farão as provas em três instituições de ensino
["Estudantes retornam aos mesmos locais de provas do Enem no segundo dia ","",""] (Foto: HEDESON ALVES / AEN)

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (11) em todo o país. Os candidatos vão retornar aos mesmos locais para prestar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias. Este ano, terão 30 minutos a mais que no ano passado para resolver as 90 questões de múltipla escolha das áreas designadas. Em Cianorte, as provas serão aplicadas na Unipar e nos colégios CEC e Drummond.

A abertura dos portões será no mesmo horário da semana passada, às 12 horas, e o fechamento também, às 13 horas. A aplicação das provas começa às 13h30 e segue até as 18h30, pelo Horário Oficial de Brasília. O Ministério da Educação orienta os estudantes a chegarem com antecedência e levarem documento com foto e caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente.

No último domingo (4), do total de 5,5 milhões de inscritos, 4,1 milhões fizeram o exame, resultando no menor percentual de faltosos desde 2009 - 24,9%. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação. Em Cianorte, do total de 2,7 mil apenas 645 não compareceram, 23,6% do total.

Quem faltou ao primeiro dia do Exame e não tem justificativa pode fazer as provas no domingo para avaliação pessoal. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

O resultado do Enem é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares. (Com informações Agência Estadual e Agência Brasil)