Cidades

Segundo dia de provas do Enem acontece neste domingo

Este ano, uma das medidas de segurança é a identificação do candidato no caderno de prova (Foto: AGÊNCIA BRASIL / AMD)

Depois de um primeiro dia considerado tranquilo pelo Ministério da Educação, no final de semana passado, o órgão se prepara para a aplicação da segunda etapa das Provas do Exama Nacional do Ensino Médio – Enem.  provas de Matemática e Ciências da Natureza, neste domingo (12). Os candidatos terão quatro horas e meia para resolver as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e devem estar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões, que será o mesmo do primeiro dia.

Em Cianorte, mais de três mil pessoas vão prestar o exame nos colégios Estadual Cianorte, CEC, Drummond e na Universidade Paranaense (Unipar). Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas. As provas estão marcadas para começar às 13h30 e vão até as 18 horas.

Assim como nas edições anteriores, o Enem 2017 permite que os candidatos que perderam a prova no primeiro dia a façam no segundo. No entanto, a nota obtida não será aceita nos programas sociais do Governo Federal, como ProUni, Sisu e Fies.

Em decorrência das mudanças deste ano, o número de inscritos foi menor em todo o país, principalmente pelo Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

ORIENTAÇÕES

Para fazer as provas, os candidatos devem levar: documento original com foto na validade, caneta preta de tubo transparente e o cartão de confirmação impresso. É proibido utilizar lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelhos eletrônicos, relógio, livro e anotações. É ideal que os participantes cheguem ao local de prova com antecedência e verifiquem o endereço antecipadamente. Outras informações estão disponíveis no site do Inep, órgão responsável pelo Enem. (Com informações do Inep)