Saúde

Secretaria de Saúde registra 372 casos de conjuntivite viral em pouco mais de 72 horas

Diretor-técnico da UPA reconhece surto epidêmico e faz alerta à população
["O diretor-t\u00e9cnico da UPA Luiz Eduardo Buttner concedeu entrevista para alertar popula\u00e7\u00e3o sobre os cuidados coma conjuntivite ","",""] (Foto: TRIBUNA DE CIANORTE)

Cianorte vive um surto epidêmico de conjuntivite viral. A informação foi repassada ontem, 20, pela manhã, durante uma coletiva de imprensa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O sinal de alerta dos técnicos da pasta acendeu depois que foram registrados números expressivos de casos da doença.    

De acordo com o diretor-técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Luiz Eduardo Buttner, foram 301 casos em pouco mais de 72 horas. Se considerados ainda os casos registrados nas 11 unidades básicas de saúde da cidade e nos dois hospitais, o número de casos confirmados e registrados chega a 372 em apenas quatro dias. Mas esse número deve ser muito maior se levantado em conta aquelas pessoas contaminadas que não procuram atendimento médico.

Segundo o médico, apesar de altamente contagiosa, a conjuntivite pode ser facilmente evitada com cuidados básicos de higiene e algumas regras para evitar lugares aglomerados. “É muito importante uma boa higiene das mãos, de preferência com álcool 70%. Quem não tem acesso ao álcool deve lavar as mãos com frequência, evitar leva-as aos olhos e não dividir objetos pessoais como toalhas de rosto, fronhas e lenços com outras pessoas”, alertou o especialista.  

 

Buttner também disse que esses cuidados devem ser redobrados quando as pessoas se expõem em ambientes de aglomeração, principalmente crianças e adolescentes que frequentam creches e escolas. Por ser altamente contagiosa, em ambiente com muita gente e fechados a contaminação acontece muito mais frequência. Apesar disso nenhum caso foi registrado nas creches e escolas da cidade e que tenha sido notificado.

 

REGIÃO

Também ontem, 20, o setor de Vigilância Epidemiológica da 13ª Regional de Saúde em Cianorte informou que já foi comunicada do surto de conjuntivite na cidade e tem dado toda a assessoria necessária para os orgãos de saúde de Cianorte.

Segundo o chefe do setor de VE, Glauber Freitas, Jussara, Guaporema, São Tomé e Japurá também estão enfrentando surtos da doença. Apesar de ser de notificação compulsória, a 13ª RS já registrou 470 casos da doença nos 11 municípios de sua área de abrangência.