Secretaria de Saúde entrega kits de higiene bucal para alunos da Escola Irineu Batista

A Prefeitura de Japurá através do Departamento de Saúde realizou na quinta-feira, 26, uma ação de prevenção em saúde bucal na Escola Municipal Irineu Batista. Além de orientações de dentistas sobre a importância da higiene bucal e da escovação, cerca de 600 alunos receberam kits odontológicos contendo creme dental e escova.

Diversas ações educativas estão sendo realizadas nos estabelecimentos de ensino do município. De acordo com o secretário de Saúde, Deywid Michel Ferreira, os cuidados desde criança é a forma mais eficaz para prevenir doenças bucais.

Apesar das práticas odontológicas ainda se concentrarem no atendimento individualizado cirúrgico-restaurador, a prevenção de doenças bucais tem se apresentado como uma forma mais eficaz de promover a saúde bucal. A escola é, por excelência, um local adequado para o desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal, justamente pelo fato de as crianças estarem em fase de descobertas e em processo de aprendizagem, explicou o secretário.

Para o dentista do município, Matheus Janke Sttoco, apesar do avanço nas técnicas de tratamento e prevenção, a cárie ainda é um problema que atinge grande parte da população, principalmente as crianças.

A odontologia no Brasil evolui a passos largos, tanto em relação a técnicas modernas, como em conhecimento e pesquisas. Mas infelizmente por um fator cultural, o índice de cárie nas crianças de 5 a 12 anos ainda é alto, principalmente em escolares, explicou Sttoco.

Os alunos receberam algumas orientações que reforçam o combate à doença e aprenderam na prática como se deve fazer uma escovação correta.

Uma das armas para diminuir este índice é a escovação dentária com creme dental fluoretado, que favorece a desorganização da placa bacteriana aderida aos dentes e um dos fatores causadores das lesões de cárie. Além disso, o creme dental com flúor ajuda na remineralização do esmalte dentário, auxiliando no fortalecimento deste esmalte e na prevenção da cárie, explicou a dentista Valdeane Simone Cenci Nihi.  

O trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Orlando Frazatto, que destacou o empenho da secretaria nos trabalhos de prevenção em diversas áreas da saúde.

Nossa equipe vem fazendo um grande trabalho de prevenção em várias áreas da saúde. Notamos a alegria das crianças em receber o kit. Me sinto satisfeito em por fazer parte desta prevenção, ressaltou o prefeito.

De acordo com o Departamento de Saúde de Japurá, os alunos da rede de ensino municipal realizam o bochecho com flúor uma vez por semana e as ações de prevenção são frequentes.