Cidades

Secretaria da Agricultura apresenta mapeamento de solos da região

Evento será nesta quinta e vai contar com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento
["Levantamento pode contribuir para o recebimento de ICMS do munic\u00edpio ","",""] (Foto: ASSESSORIA PMC)

Técnicos da Emater e do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) lançam, na quinta-feira (20), uma revista com o resultado do mapeamento municipal de uso e ocupação do solo, produzido desde o ano passado em 32 cidades da região. O evento começa às 14 horas, na Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Areac), e deve contar com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, George Hiraiwa.

O levantamento representa uma inovação para a região e vai garantir informações mais exatas para estimativas de plantio e produção, de acordo com o engenheiro agrônomo do ITCG, Anizio Menarim Filho. Os estudos utilizam imagens de satélite com sensoriamento remoto como ferramenta para identificar as culturas cultivadas nos 32 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte) e a Associação dos Municípios da Região do Entre Rios (Amerios).

“Antes, as estimativas de safra eram produzidas com base nas informações disponibilizadas pelas cooperativas e acabavam não sendo exatas. Com o mapeamento, será possível identificar a área de plantio de cada cultura com exatidão, o que pode contribuir até mesmo para o recebimento de ICMS pelos municípios”, explicou Filho.

Segundo ele, a tecnologia trabalha com uma escala de cores que representam cada cultura e consegue identificar as mudanças nas lavouras de uma safra para outra. “Com a divulgação em revista, os dados estarão disponíveis para consulta e a utilidade dos resultados será ainda mais ampla.”

O evento pretende reunir técnicos agrícolas e secretários municipais que poderão utilizar o mapeamento como ferramenta de estudo. Na sexta-feira (21), o trabalho também será apresentado em Umuarama.

SERVIÇO

Lançamento da revista com o mapeamento regional de uso e ocupação do solo
Local: Areac – Praça da República, n° 33, Cianorte
Horário: 14 horas

Programação:
14h  – Abertura;
14h15 – Apresentação da Seab – Missão da Seab no Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Setor Rural;
14h30  – Apresentação da Amenorte – Papel da Associação de Municípios como articuladora de desenvolvimento regional;
14h45 – Fórum dos secretários municipais – Importância do Fórum para o desenvolvimento do território rural;
15h – Histórico e importância do mapeamento de uso e ocupação do solo;
15h30 – Mapeamento municipal (resultados de área, produção, ICMS);
15h50 – Encerramento – Perspectivas para o desenvolvimento do território de Entre Rios.