Saúde

Saúde quer incentivar testes gratuitos para diagnóstico precoce de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite

Na Capital do Vestuário, a população encontra mecanismos de diagnóstico e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), de maneira gratuita e sigilosa, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura. Localizado na Travessa Itororó, juntamente com os Programas Especiais de Saúde (PES), o órgão da Secretaria Municipal de Saúde realiza testes rápidos para a detecção de Aids, sífilis e hepatites B e C, de acordo com as normas exigidas pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, ao procurar pelo CTA, o usuário também tem o direito a uma sessão de aconselhamento, realizada por profissionais capacitados e que possui os objetivos de oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e, principalmente, ajudar o paciente a avaliar os riscos, bem como as melhores maneiras de prevenção. O CTA, ainda, realiza a distribuição de preservativos e orienta sobre a correta utilização dos mesmos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento efetua cerca de 150 atendimentos por mês, com serviços articulados aos demais do Sistema Único de Saúde (SUS), para que, por exemplo, nos casos de resultados positivos, os pacientes sejam rapidamente encaminhados para os devidos tratamentos nos locais de

O CTA atende de segunda à sexta-feira, das 7h 30min às 11h 30min e das 13h 30min às 17h. Durante a época do Carnaval, haverá um reforço nas ações de conscientização sobre a importância dos testes, bem como nas de distribuição de preservativos.