Saúde inicia 2ª etapa da vacinação

Teve início nesta segunda-feira (22), em Cianorte, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até 31 de maio, além do público da etapa inicial, formado por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, podem procurar pela proteção os trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), adultos com mais de 60 anos e a comunidade prisional. A imunização de professores também está prevista, porém em datas e local específicos.

O serviço é prestado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive dos distritos, durante o expediente – 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena as ações localmente, vacinou 1.958 pessoas, entre elas: 1.347 crianças; 338 gestantes (em qualquer período da gravidez); 76 puérperas (até 45 dias após o parto) e 197 idosos. De acordo com a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloisa Dantas, a estimativa é de que mais de 22 mil pessoas sejam imunizadas até o final da campanha.

Para receber a vacina, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças, alerta a chefe da Divisão. A dose é gratuita e protege os pacientes contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. A mobilização especial, conhecida como o Dia D, será no dia 04 de maio em todas as UBSs, das 08h às 17h.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Seja da rede pública, tanto municipal quanto estadual, ou da área privada, os profissionais da educação que exercem atividade em sala de aula ou em ambientes fechados com aglomeração de pessoas e proximidade das relações interpessoais, como os professores, auxiliares, atendentes, estagiários, membros da equipe pedagógica, secretaria escolar, diretoria e biblioteca, contam com uma escala especial para receber a vacina contra a gripe.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26 de abril), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará à disposição no auditório da Prefeitura, das 8h15 às 12h e das 13h30 às 19h. Para receber a imunização, o profissional deve apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação e a declaração do Ministério da Saúde (disponível com o responsável pela escola), devidamente preenchida, em letra legível, além de carimbada e assinada pelo diretor da instituição de ensino. A exceção é para os profissionais que atuam em São Lourenço e em Vidigal, que podem se imunizar nas próprias UBSs dos distritos.