Saúde

Saúde em risco: Região da 13ª registra vinte casos de H1N1

A 13ª Regional de Saúde tem vinte casos de Influenza H1N1 registrados em Cianorte e na região. A cidade com maior incidência é Rondon, com 12 casos. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde, que divulgou um novo boletim nesta semana. Também há registros da Influenza tipo A H3 e Influenza B, totalizando 26 casos na Regional.

Em Cianorte foram registrados dois casos da H1N1 e três da Influenza A H3. Em Cidade Gaúcha são cinco de H1N1 e um da Influenza B. Em Japurá e Tapejara foram registrados um caso da Influenza B e em Rondon são doze H1N1 e um tipo B.

A farmacêutica Renata Araujo Lima explica sobre as denominações da gripe. “A influenza é o vírus e o H1N1, A H3 e B são mutações desse vírus, uma evolução genética de sobrevivência do vírus. Tanto é que tem prevalência em alguns países e em outros não, pelo menos por enquanto. Para comparar podemos usar o exemplo de que somos todos seres humanos, mas temos raças diferentes”, explanou Renata.

O relatório da Sesa compara a situação atual com a do mesmo período do ano passado e mostra que o Paraná registrou uma queda de 16% no número de casos pela doença. De janeiro até a última segunda-feira (8) foram confirmados 642 casos, contra 770 do mesmo período de 2012. Até agora foram registradas 24 mortes pela Influenza neste ano, segundo a publicação, 16 dos pacientes tinham doenças crônicas. Nenhum dos óbitos foi registrado na Regional de Cianorte.

 

Sintomas e prevenção

Entre os principais sintomas da gripe esta a ocorrência de febre repentina, tosse, dores de garganta, de cabeça, musculares, nas articulações e nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio.

A orientação para prevenir o contágio do vírus é lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar os olhos, bocas e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar; manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.