Cidades

São Manoel do PR vai pavimentar 20 mil metros de ruas e avenidas

Metade da meta determinada pelo prefeito Agnaldo Trevisan já foi cumprida e o restante deve ficar pronto nos próximos meses
["O prefeito Agnaldo Trevisan acompanha obras de pavimenta\u00e7\u00e3o em S\u00e3o Manoel do Paran\u00e1 "] (Foto: MARCO MARTINS )

A Prefeitura de São Manoel do Paraná (distante cerca de 40 quilômetros de Cianorte) está cumprindo a meta estipulada pelo prefeito Agnaldo Trevisan de pavimentar até o fim de 2018 20 mil metros quadrados de ruas e avenidas da cidade. Metade da proposta já foi cumprida com a conclusão de 10 metros de asfaltamento por micropavimentação em várias vias da área central e bairros da cidade.

Agora o prefeito pretende concluir os outros 10 metros até o fim do ano, deixando a cobertura de malha asfáltica na cidade perto do índice de 100%. Agnaldo Trevisan explica que essas obras de infraesturura (além do pavimento também estão sendo construídas galerias pluvial e instaladas meio-fio) só estão sendo possíveis porque São Manoel do Paraná integra o Consórcio Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar) que permite à administração pavimentar a cidade por valores até 60% mais em conta do que pelas vias tradicionais,

Além de muito mais barato, o serviço é ágil e permite a conclusão das obras dentro dos prazos previstos, quase sempre bem antes disso. “É rápido, é barato, desburocratizado e a prefeitura sequer precisa ter máquinas e equipamentos”, explica o prefeito.

Essa semana, por exemplo, técnicos e operários ligados ao consórcio estão com suas máquinas trabalhando na pavimentação das ruas do bairro Popular Nova. No bairro, o trabalho de pavimentação já está quase concluído com as ruas recebendo as últimas camadas de massa asfáltica. “É um prazer ver todas essas ruas pavimentadas. Eliminamos os problemas tradicionais de vias sem infraestrutura que incomodam os moradores como a poeira em dias secos e a lama quando chove. Como se não bastasse todas as casas e lotes desta região estão se valorizando com a chegada da pavimentação e galerias”, comemora o prefeito.

Trevisan explica que sem a cooperação do Cindepar dificilmente a sua administração conseguiria pavimentar tantas ruas em tão pouco tempo. “O Consórcio é uma tendência porque ele barateia a obras facilita as coisas para a administração que pode se concentrar em outras prioridades do município”, explica Trevisan que também preside a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte).

O CINDEPAR

Criado em 2013, o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná surgiu para atender à demanda de pavimentação asfáltica nos municípios da região Norte-Central do Paraná.

Idealizado pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) e pelo então prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, o consórcio adquiriu usinas automotivas de pavimentação e iniciou a execução de recape asfaltico nos Municípios consorciados, com o processo de micropavimento.

O Cindepar já executou mais de um milhão de metros quadrados de recape asfáltico em 38 cidades consorciadas.

Atualmente o consórcio é composto por 135 municípios e conta com parque composto por 16 máquinas e equipamentos, orçados em mais de R$ 4 milhões, incluindo três usinas de micropavimento, uma de “pré-misturado a frio” (PMF), dois caminhões, duas máquinas (destocadora e extrusora), dois rolos compactadores e dois tanques-pipas.