Cidades

São Manoel do Paraná lança aplicativo para celular que permite canal direto com a prefeitura

["Aplicativo pode ser baixado em dispositivos com sistema operacional iOS e Android"] (Foto: DIVULGAÇÃO )

Desde o começo do mês, os moradores de São Manoel do Paraná (cidade com pouco mais de dois mil habitantes e distante cerca de 40 quilômetros de Cianorte) têm à mão um aplicativo para celular que facilita a interatividade com a prefeitura da cidade. Trata-se do Aki São Manoel do Paraná, um app criado especialmente para o município que permite que o cidadão possa solicitar serviços, fazer denúncias e pedir reparados nas vias públicas.

 

Além de permitir que os moradores exerçam a cidadania e proporcionar mais agilidade aos serviços públicos, o aplicativo ainda oferece à prefeitura a oportunidade de se comunicar mais rápido e de forma mais eficiente com sua população. Quem já baixou o aplicativo, já está recebendo informações a respeito da administração diretamente nos seus dispositivos móveis.

 

O prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan é um dos mais entusiasmados com a nova ferramenta de participação social. “Por meio do Aki, o usuário pode cadastrar uma demanda e o órgão responsável (secretaria ou departamento) responderá por ela, repassando as informações ao setor pertinente, que posteriormente vai apresentar a resolução do problema ou apreciação da sugestão”, explica o prefeito que também é presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste Paranaense (Amenorte).

 

Desde que foi criado e disponibilizado para a população no começo deste mês, o aplicativo tem avaliação máxima (cinco estrelas numa escala de 0 a 5) na loja virtual do Google Play. Além de ser gratuito, o app pode ser baixado em dispositivos com sistemas Android e iOS.

 

Conforme dados da Prefeitura de São Manoel do Paraná, o aplicativo já atingiu cerca de 15% da população, considerando um aplicativo por residência. Ou seja, 15% das famílias que residem na cidade já recebem avisos do município na palma da mão e podem fazer solicitações de forma rápida e prática.

 

De acordo com a prefeitura, com o Aki São Manoel, o cidadão pode abrir protocolos para pedidos relacionados à iluminação pública, avisar a prefeitura sobre focos de dengue, caramujos e problemas de saúde pública, serviços de arborização – como pode e retirada de árvores -, vias urbanas, como calçadas danificadas e até fazer doações de itens que podem ajudar outras famílias, através da Secretaria de Assistência Social.