Cotidiano

Sanepar recomenda hidratação com água tratada neste Carnaval

(Foto: Divulgação)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recomenda que os foliões mantenham a hidratação em dia durante o Carnaval, usando sempre água tratada. A água compõe cerca de 70% do corpo humano e é responsável por boa parte do funcionamento do nosso corpo. 

A empresa alerta sobre a importância de prestar atenção na qualidade da água e na quantidade ingerida, especialmente em locais com temperaturas altas e quando se gasta bastante energia nas brincadeiras de Carnaval. 

A nutricionista Angélica Koerich, da Secretaria estadual da Saúde, explica que a água garante o bom funcionamento do organismo e que a desidratação aguda ocorre de maneira rápida e pode trazer, inicialmente, confusão, tonturas, alteração de humor, dificuldades de memória e concentração. “O hábito de tomar água é muito saudável e não deve ser negligenciado em nenhum momento”, diz Koerich. 

Segundo ela, durante as brincadeiras de Carnaval, debaixo de sol forte, a transpiração é o modo como se perde água mais rapidamente, mas o corpo também perde água pela respiração, na urina e nas fezes. Ela explica que em altas temperaturas e durante as atividades físicas a perda de água pelo organismo pode se dar de maneira mais rápida. 

A nutricionista relembra que a água no organismo também atua em interações químicas que limpam o organismo. Ela recomenda a ingestão de cerca de três litros de água por dia para homens e de dois, para mulheres. “Preferencialmente, a rotina de tomar água deve vir antes da sede. A sede já é o organismo dizendo que está ficando desidratado. Manter a rotina de tomar um pouco de água a cada hora é uma ótima forma de ficar bem hidratado. Crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de dificuldade de fazer a ingestão de líquidos sozinhos devem receber atenção especial”, orienta. 

Ela recomenda a ingestão da água tratada. “A água da Sanepar é tratada com cloro, o que garante a sua potabilidade e qualidade, e ainda possui flúor, que é bom para os dentes. Tomar água não tratada é um risco para a saúde”, afirma. Angélica diz que uma das formas de saber se a hidratação foi eficiente é a urina clara. 

 

CONFIANÇA

No Brasil, a legislação vigente sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano é a Portaria do Ministério da Saúde de número 2914/2011, seguida pela Sanepar. 

A Companhia possui 146 estações de tratamento de água e 82 laboratórios de análise da qualidade da água no Paraná. Nos laboratórios, a Sanepar analisa mais de 46 mil parâmetros por dia, cujos resultados são divulgados no site da empresa (www.sanepar.com.br). 

A empresa também disponibiliza no mesmo endereço na internet um relatório anual sobre os resultados obtidos. O cliente da Sanepar também recebe resumos das análises em sua conta mensal de água.