Samu inaugura nova base e recebe duas ambulâncias para atendimento

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Cianorte inaugurou oficialmente a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cianorte. A unidade, que operou por seis anos na Rua Curitiba, na antiga sede do Corpo de Bombeiros, agora está instalada na Avenida Piauí, em anexo ao prédio da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). O evento também ficou marcado pela entrega de duas novas ambulâncias para a renovação da frota.

Cada ambulância custou R$ 172.4 mil. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo Federal através do Ministério da Saúde. As ambulâncias vão substituir as duas viaturas antigas usadas no atendimento da população. Em breve, a unidade ainda receberá uma terceira viatura para reserva técnica, que será adquirida com recursos da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa).

A coordenadora geral do Samu Noroeste, Eliana de Lima Beraldo, comentou sobre a renovação da frota e afirmou que a implantação da unidade em anexo à UPA segue uma recomendação do governo. As operações estão sendo realizadas no local desde o dia 10 deste mês.

A melhora é para todos. Para os usuários, para os nossos funcionários que, hoje, estão lotados aqui dentro da UPA. É um modelo do Governo Federal que as bases do Samu sejam dentro das UPA’s para um maior conforto e segurança. Tudo se torna mais fácil. E o governo, após seis anos de habilitação do nosso Samu, liberou a renovação total na nossa frota. O Samu Noroeste hoje tem 24 viaturas e todas elas serão renovadas, comentou a coordenadora.

A adequação da nova base custou cerca de R$ 60 mil aos cofres do município. A nova estrutura recebeu cobertura para abrigo das ambulâncias, tanque de lavagem, quartos, almoxarifado, além de melhorias estruturais e mobiliarias nas salas. Para o prefeito Claudemir Romero Bongiorno, a nova base e renovação da frota vieram em boa hora.

Tudo o que a gente começa, é preciso aperfeiçoar. Não tínhamos um local próximo à UPA na época e tivemos que alojar onde ficava o Corpo de Bombeiros. Estava na hora de melhorar e, aos poucos, fizemos esta estrutura. E a chegada dessas ambulâncias veio a calhar com esta mudança. Graças aos nossos políticos e aos nossos próprios recursos conseguimos isso. Estou muito feliz, pois é mais um avanço que estamos tendo, comentou Bongiorno.

Ainda de acordo com o prefeito, a junção das estruturas irá beneficiar os usuários do serviço, que terão mais agilidade no atendimento.

A praticidade será importante. Ao buscar um paciente, ‘você’ já estará aqui na UPA. Se precisar levar para Santa Casa , já estarão aqui as ambulâncias e os profissionais. Não tenho dúvida que vai melhorar o atendimento e a rapidez. Iremos salvar mais vidas ainda do que já estamos salvando, conclui o prefeito.