Cidades

Samu de Rondon recebe nova viatura

Nova viatura foi entregue ao Samu na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Rondon recebeu do Ministério da Saúde através da Secretaria da Saúde do Paraná uma ambulância nova para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O veículo, um Mercedes Furgão 0415TA Sprinter, custou R$172 mil e É indicação do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS).

A entrega da ambulância foi realizada na manhã desta segunda-feira, 02, no pátio rodoviário da Prefeitura de Rondon, com as presenças do prefeito Ailton Valloto e da secretária de Saúde, Mariney Giacomini. A nova ambulância estará em funcionamento nos próximos dias, após os trâmites legais de emplacamento.

O Ministério da Saúde recomenda que as ambulâncias sejam trocadas a cada cinco anos.

CONFERÊNCIA

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na sexta-feira, 30, em Rondon. Com o tema central “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento político e participação social”, o evento foi realizado na sede do Rotary Club.

O prefeito Ailton Valloto esteve presente e parabenizou a secretaria e às equipes pelo trabalho em rede, enaltecendo a importância das conferências como momento primordial de partilha e mobilização social para construção de um futuro melhor, levando a conhecimento do Governo Estadual.

Uma palestra sobre o tema foi ministrada pela pedagoga e técnica na Diretoria de Desenvolvimento Social da Secretaria de Justiça, Adriana Santos de Oliveira. Em seguida, houve a discussão nos três eixos norteadores para a elaboração de propostas: 1 - A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2 - Política Pública tem que ter financiamento público; e 3 - A participação popular garante a democracia e o controle social.

Foram realizados grupos para discutir e elaborar propostas a fim de melhorar cada vez mais o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de eleição para delegado e suplente para representar o Município de Rondon durante a Conferência Estadual.

Na oportunidade, também aconteceu uma apresentação de dança, com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.