Saúde

Sábado é dia principal da 2ª dose de vacinação contra HPV

Incorporada neste ano no calendário brasileiro oficial de vacinação, a imunização contra o papiloma vírus humano (HPV), para meninas com idades entre 11 e 13 anos, começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 10 de março, quando o Ministério da Saúde iniciou uma mobilização nacional em prol da prevenção ao câncer de colo de útero e passou a ministrar a primeira dose da vacina.

Já a partir desta quarta-feira (10), tem início mais uma etapa da campanha. Isto porque, de acordo com o cronograma, a segunda dose da imunização, que possui três fases, deve ser ministrada seis meses após a primeira – sendo a terceira quando decorridos cinco anos.

Em Cianorte, para incentivar a vacinação, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado (13), o “Dia D”, no qual todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive as de São Lourenço e Vidigal, atenderão das 13h às 17h.

“Para receber a imunização basta comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência e apresentar a carteira de vacinação ou documento de identidade. Vale ressaltar que esta vacina contra o HPV encontra-se disponível em nosso município desde o dia 1º de setembro e que é gratuita. É importante destacar, também, que as meninas que estão nesta faixa etária e que ainda não tomaram a primeira dose, podem recebê-la da mesma forma”, explicou a chefe da Divisão de Prevenção Básica à Saúde, Heloisa Dantas.

“Este é um direito adquirido e marca a história da medicina preventiva em nosso país, por isso é essencial que os pais, escolas, igrejas e a comunidade em geral abracem a campanha, divulguem sua importância e incentivem as meninas a receberem a imunização, que é quadrivalente, garantindo a proteção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, que correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cianorte)