Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Cianorte

Assessoria PMC

A Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (19), o Dia D de vacinação contra a influenza em Cianorte e nos distritos de São Lourenço e Vidigal. Todas as Unidades Básicas de Saúde atenderão das 8h às 17h, sem pausa para o almoço, para aplicação das doses. Devem ser imunizados todos os grupos prioritários, sendo as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, professores, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança, salvamento e armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

De modo geral, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação e documento com foto. Casos específicos: caderneta da gestante; comprovante profissional; declaração médica de comorbidade ou deficiência permanente; declaração para vacina de profissional da educação ou da saúde. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 recentemente, deve aguardar um intervalo mínimo de 14 dias para receber a imunização contra a influenza. Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, a recomendação também é adiar. Quem está em isolamento com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus não deve comparecer.

“A vacinação contra a influenza é essencial para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, hospitalizações, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da enfermidade, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. Por isso, fazemos um apelo às pessoas dos grupos prioritários, para que não deixem de receber a imunização, que protege contra três tipos de cepas do vírus: H1N1, H3N2 e B”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 12 de abril. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Cianorte, os grupos prioritários somam 28.846 pessoas e, até esta sexta-feira (18), 50% do público-alvo havia sido imunizado. “A meta a ser atingida é de 95%. Para isso, contamos com o engajamento neste dia de mobilização”, salientou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal. A campanha segue até o dia 19 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *