Sábado é dia de exames preventivos para as mulheres

Em Cianorte, o público feminino tem um importante compromisso com a saúde neste sábado (05). Isto porque, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Universidade, Vila Sete, Santa Mônica, Cianortinho e Pedro Moreira estarão em funcionamento, das 8h às 16h, para o atendimento exclusivo das mulheres, com a realização do exame clínico de mamas, coleta de material para o preventivo e solicitação de mamografia, quando necessário. A ação integra a Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero.

Os serviços são gratuitos e não é necessário agendar horário previamente, bastando comparecer à UBS mais próxima da residência e apresentar RG, CPF e o Cartão do Cidadão (carteirinha do município). Segundo a secretária de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto, o atendimento no sábado é um reforço para incentivar a procura pelos exames de rotina. É a oportunidade ideal para as mulheres que não conseguem comparecer durante a semana, no horário normal de expediente, para que coloquem as avaliações de saúde em dia, destaca.

Nos próximos finais de semanas outras unidades também deverão ofertar os serviços, das 8h às 16h. As ações acontecerão no dia 26 nas UBSs do Morada do Sol, Extensão, Vidigal e Santa Mônica (para pacientes do Setor 08); e no dia 9 de novembro, no Setor Três e em São Lourenço. De acordo com a secretária de Saúde, espera-se que haja um aumento pela procura dos exames preventivos. Nossa expectativa para outubro é atender aproximadamente 1.800 mulheres por Unidade, o que corresponde a seis vezes mais que o número de atendimentos realizados durantes outros meses do ano, diz.