Renovação do Fies termina nesta quarta-feira

O prazo final para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta quarta-feira (31). Até segunda-feira, 83% do total de 1,28 milhão de alunos haviam concluído o aditamento dos contratos previstos para este semestre.

O prazo inicial terminaria em 30 de abril. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) prorrogou as renovações até o final deste mês para garantir que os estudantes tivessem tempo suficiente para o procedimento.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, validado pelos estudantes no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).  

Quando há alteração nas cláusulas do contrato (aditamento não simplificado), como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Além de renovar os contratos vigentes, os estudantes podem efetuar transferência integral de curso ou de instituição de ensino e solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento até esta quarta. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação)