Região de Cianorte tem a segunda melhor cobertura vacinal do Estado

Começou na segunda-feira, 7, e vai até o dia 25 deste mês a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019. A campanha é uma estratégia do Ministério da Saúde para tentar interromper o avanço do vírus pelo país. O foco desta etapa é a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos. A 13ª Regional de Saúde de Cianorte já vacinou 97% do público-alvo pertencente à sua área de atendimento, que abrange 11 municípios. Trata-se da segunda melhor cobertura vacinal do Estado.

O Informe Epidemiológico do Sarampo SE 31 a 39, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) no dia 2 de outubro aponta que, na região atendida pela 13ª RS existe apenas um caso da doença está sendo investigado em Tapejara. Não há casos confirmados da doença na região.

A 13ª RS atende os municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

No Paraná, até o momento, das 376 notificações da doença, foram registrados 59 casos. Outros 270 sendo investigados, enquanto 47 foram descartados. Nenhuma morte foi registrada do Estado. 

O Dia D desta etapa da campanha será no sábado, 19, quando as unidades de saúde estarão abertas para aplicar as doses.

SEGUNDA ETAPA

Uma segunda etapa da campanha nacional está marcada para o próximo mês, de 18 a 30 de novembro. Esta fase será direcionada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. (Com informações AEN)