Saúde

Região de Cianorte registra 1,1 mil casos de dengue

Em situação de epidemia, Cianorte e Japurá somam juntos 1.035 casos confirmados da doença
Apesar de todas as ações de combate ao mosquito, casos seguem aumentando em Cianorte (Foto: Arquivo/Tribuna de Cianorte)

Mais de 1,1 mil casos de dengue já foram confirmados na região de Cianorte. Os dados são referentes aos 11 municípios abrangidos pela 13ª Regional de Saúde e foram apurados ontem, 10, pela reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE. Das 2.284 notificações, 1.192 tiveram a confirmação da doença pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A Capital do Vestuário continua sendo a cidade com maior número de casos da doença na região. Com 82 mil habitantes, o município soma 618 casos confirmados e segue em situação de epidemia desde o começo do mês de maio. Até o momento, foram 1.192 notificações da doença. Há um mês, segundo a 13º RS, eram 594 casos.

Apesar de todas as ações promovidas pela prefeitura com o objetivo de conter a epidemia, os números seguem aumentando a cada atualização, mesmo com a queda brusca nas temperaturas nas últimas quatro semanas.

Também em situação de epidemia, Japurá já registra 417 casos confirmados e 608 notificações da doença. Se levar em conta o número de registros e sua população, que é de pouco mais de nove mil habitantes, o município é considerado o caso mais grave da região.  

A única cidade da região que ainda não registrou casos de dengue é Tuneiras do Oeste. Com 8,8 mil habitantes, o município registrou apenas 11 notificações, todas descartadas pela Secretaria de Saúde.

“As secretarias de saúde continuam as ações de enfrentamento, conscientizando a população e removendo criadouros. Embora nos meses de temperaturas baixas não haja notificações de novos casos, não podemos descuidar. Temos que praticar as ações de combate em todos os meses do ano” afirma a chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves Guimarães.

DEMAIS CIDADES DA REGIÃO

Tapejara continua sendo a terceira da região com mais casos confirmados. Com quase 16 mil habitantes, o município já tem 62 confirmações e 150 notificações. Em Jussara, que possui quase sete mil habitantes, são 24 casos confirmados e 88 notificações. Já em Rondon, com pouco mais de nove mil habitantes, os dados apontam 20 casos confirmados e 58 notificações. Em Cidade Gaúcha, que tem cerca de 12 mil habitantes, são 18 casos já confirmados e 81 notificações. O município de São Tomé, que tem 5,5 mil habitantes, também confirmou 18 casos e registrou 42 notificações.

As demais cidades da região não somam mais do que 10 casos confirmados. Em São Manoel do Paraná, (2,1 mil habitantes) são sete casos confirmados. Em Indianópolis (4,4 mil habitantes), são cinco casos. Já em Guaporema (2,2 mil habitantes), foram registradas apenas três confirmações da doença.