Ratinho Junior lidera nova pesquisa Ibope/RPC com 42%; Cida tem 13%

O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) lidera, com 42% das intenções de voto, a corrida para o governo do Paraná, de acordo com pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem (4), pela RPC-TV e portal G1 Paraná. A governadora Cida Borghetti (PP), aparece em segundo, com 13% das intenções de voto na pesquisa estimulada. João Arruda (MDB) tem 6%; Doutor Rosinha (PT), 4%; Professor Piva (PSOL), 1%; Ogier Buchi (PSL), 1%; Professor Ivan Bernardo (PSTU), 1%; Priscila Ebara (PCO), 1%; Jorge Bernardi (Rede), 1%; e Geonísio Marinho (PRTB), 0%. Brancos e nulos somam 16%; Não sabe, 14%.

 

Em uma simulação de segundo turno entre Ratinho Junior e Cida Borghetti, Ratinho teria 58% das intenções de voto, contra 20% de Cida. Brancos e nulos somariam 15%. Não sabe e não respondeu, 7%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do Estado, com 16 anos ou mais, entre os dias 1º a 4 de setembro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é PR-04985/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01988/2018. A pesquisa foi encomendada pela RPC-TV. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

 

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope, em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o resultado foi o seguinte: Ratinho Junior (PSD): 17%; Cida Borghetti (Progressista): 5%; João Arruda (MDB): 2%; Doutor Rosinha (PT): 1%; Ogier Buchi (PSL): 0%; Professor Piva (PSOL): 0%; Professor Ivan Bernardo (PSTU): 0%; Jorge Bernardi (Rede): 0%; Outros: 2%; Brancos/nulos: 15%; Não sabe: 57%

 

Rejeição

 

O Ibope também mediu a taxa de rejeição. O eleitor disse em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Cida Borghetti (PP) tem 17% de rejeição; Doutor Rosinha (PT), 17%; Ratinho Junior (PSD), 12%; João Arruda (MDB), 11%; Professor Piva (PSOL), 9%; Priscila Ebara (PCO), 7%; Geonísio Marinho (PRTB), 5%; Professor Ivan Bernardo (PSTU), 5%; Jorge Bernardi (Rede), 5%; Ogier Buchi (PSL), 5%. Votaria em todos: 12%; Não sabe/não respondeu: 33%.