Ratinho Junior lidera no Paraná na disputa pelo Governo do Estado

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSD), lidera a primeira pesquisa divulgada para disputa do Governo do Estado nas eleições de outubro de 2018. Nos três cenários levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas, Ratinho Junior aparece na frente dos demais pré-candidatos com 38,3%, 36,7% e 29,6% das intenções de voto.

No primeiro cenário, com o senador Roberto Requião (PMDB) e a vice-governadora, Cida Borghetti (PP), Ratinho Junior tem 38,3%, Requião (31,5%), Cida Borghetti (7,3%). O Paraná Pesquisas entrevistou 2.207 eleitores entre os dias 2 e 5 de julho em 63 cidades do estado. Os que afirmaram nenhum dos três pré-candidatos somam 17,4% e os que não sabem 5,6%.

No segundo cenário, com o ex-senador Osmar Dias (PDT) e sem Requião na disputa, Ratinho Junior tem 36,7%, Osmar Dias (34,2%), Cida Borghetti (6,5%). Ratinho Junior pontua próximo ao cenário da disputa com Requião já que a margem de erro da pesquisa é de 2% (para menos ou para mais) e grau de confiança do levantamento é de 95%. Não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 15,5% e os que não sabem, 7%.

No terceiro cenário, com Requião e Osmar Dias na disputa, Ratinho Junior mantém dianteira com 29,6%, Requião faz 25,6%; Osmar Dias, 24,7% e Cida Borgheti, 4,4%. Os que afirmaram que não votariam em nenhum dos quatro pré-candidatos somam 10,4% e os que não sabem ainda em que votar, 4,9%.

FAVORITO

 “Não há como negar que o pré-candidato Ratinho Junior é o favorito e está numa crescente. Em consultas internas de março, ele estava em terceiro e agora em julho, aparece na frente com tendência de alta. Apesar do favoritismo de Ratinho Junior, a eleição está ainda aberta e depende muito da evolução da conjuntura nacional e o desdobramento de investigações sobre a corrupção no país”, disse Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas.

Ratinho Junior também tem rejeição baixa, conforme levantamento. O campeão de rejeição é Requião com 39,7%, depois vem Cida Borghetti (31,6%); Ratinho Junior, 19,7%; e Osmar Dias, com 14,7%. Poderiam votar em todos somaram 8,8% e não sabe 9,9%. A alta rejeição de Requião, em segundo lugar na consulta, é benéfica para Ratinho Junior.

O que pode ajudar ainda Ratinho Junior é a forte rejeição de um potencial aliado de Requião no plano nacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é rejeitado por 58.8% dos paranaenses. Em seguida, entre as rejeições, vem Marina Silva (Rede), com 19,9%; Jair Bolsonaro (PSC), com 17,9%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 5,4%; Ciro Gomes (PDT), 12,7%; Alvaro Dias (PD), 10,8%; João Doria (PSDB), 10,6%; e Joaquim Barbosa 9%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.207 eleitores entre os dias 2 e 5 de julho em 63 cidades do estado. A margem de erro é de 2% e o grau de confiança, 95%.