Cidades

Radares semafóricos começam a funcionar na segunda-feira

Câmeras foram instaladas nos pontos de maior incidência de acidentes e irregularidades
Radares começam a funcionar na segunda-feira em Cianorte (Foto: Martins Neto/Tribuna de Cianorte)

De agora em diante, quem não quiser ser multado precisará tomar muito cuidado no trânsito de Cianorte. Começa a funcionar a partir de segunda-feira, 15, o novo Sistema de Fiscalização Eletrônica de Veículos no município. Os radares semafóricos que foram instalados em dez pontos diferentes da Capital do Vestuário farão o monitoramento de 20 faixas. Os aparelhos detectam infrações de avanço de sinal e paradas sobre a faixa de pedestres. As multas serão lançadas no sistema das 6 às 22 horas. As imagens, porém, serão gravadas durante 24 horas.

Através de uma “live” realizada na página da Prefeitura de Cianorte no Facebook na quinta-feira, 11, a diretora de trânsito do município, Jennifer Cadan, tirou as dúvidas dos condutores e falou sobre o objetivo da implantação do sistema, que já é utilizado em cidades como Maringá, Sarandi, Umuarama e Paranavaí.

“Hoje nós temos um elevado número de acidentes exatamente nos cruzamentos onde têm semáforos. Baseado nisso e em outros municípios da região que adotaram o sistema, resolvemos trazer esta ideia para Cianorte. Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes, reduzir os gastos com saúde e dar a segurança viária para todos” afirmou a diretora.

As ações dos condutores serão monitoradas pelos cinco agentes de trânsito da cidade. Eles possuem o poder de multar os infratores, já que o município está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito.

Além de coibir as infrações e contribuir com a diminuição no número de acidentes, as imagens geradas pelas câmeras podem também ajudar nas investigações de acidentes e até mesmo em casos de furtos.

VALORES DAS MULTAS

Os valores das multas são tabelados conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O avanço de sinal vermelho é considerado uma infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de sete pontos na carteira de habilitação. Quem parar o veículo sobre faixa de pedestres estará cometendo uma infração média, com multa no valor de R$ 130,16 e aplicação de quatro pontos na CNH.

As notificações serão enviadas ao endereço do infrator, o mesmo processo realizado pelo Detran-PR.  Vale lembrar que os veículos oficiais do município não estão isentos às penalidades.

Os recursos arrecadados através do Sistema de Fiscalização Eletrônica de Veículos serão repassados ao Departamento de Trânsito do município e revertidos em melhorias para o setor.

PONTOS QUE SERÃO MONITORADOS:

1 - Av. Paraná, cruzamento com a Av. Maranhão (ao lado da Caixa Econômica)

2 - Av. Maranhão, cruzamento com a Av. Amazonas (ao lado da esplanada)

3 - Av. América, cruzamento com a Av. Pará (ao lado do Cidade Canção)

4 - Av. Pará, cruzamento com a Av. América (vindo da Fiat, sentido centro)

5 - Av. América, cruzamento com a Av. Allan Kardec (sentido bairro-centro)

6 - Av. Piauí, cruzamento com a Av. Amazonas (ao lado do Sicredi)

7 - Av. Paraíba, cruzamento com a Av. Amazonas (sentido shoppings-centro)

8 - Av. Goiás, cruzamento com a Av. América (sentido centro)

9 - Av. Santa Catarina, cruzamento com a Av. Goiás (ao lado da prefeitura)

10 - Av. Edson de Lima Souto, cruzamento com a Av. São Paulo (ao lado do CEC)