Saúde

Quatro UBSs de Cianorte abrem no sábado e vacinam contra meningite e HPV

Atendimento é direcionado a meninas de 9 a 15 anos e meninos de 11 a 15 anos e acontece das 08h às 16h
Para receber as doses é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

A Campanha de Mobilização para vacinar crianças e adolescentes contra o HPV e a meningocócica C (meningite), que acontece em Cianorte nos meses de outubro e novembro, realiza neste sábado (06), atendimento especial em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo elas a Alfredo Dalla Costa (Marselha), Dr. Alcides Permonian (Jardim Universidade), Dr. Ramon Máximo Schulz (Setor IV) e a da Vila Sete. Os locais atendem das 08h às 16h meninas de 9 anos a menores de 15 anos e meninos de 11 anos a menores de 15 anos.

Para receber as doses é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável. “Pedimos que somente busquem pelos serviços à população que reside na região atendida de cada postinho”, solicita a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Izabela Correia Batista. “Caso pessoas de outros locais os procurem, serão vacinadas, mas para que não haja filas nem demora, o ideal seria que cada um procure pelo seu local de referência”, completa.

Durante o período da Campanha, ainda haverá dois plantões aos sábados, das 08h às 16h. No dia 20 ficam abertas as unidades do Cianortinho, Extensão, Setor 03, São Lourenço e Vidigal e, no dia 27, as do Santa Mônica, Morada do Sol e Setor 08. Todas as UBSs do município – inclusive as dos distritos de Vidigal e São Lourenço - aplicam as doses durante o horário convencional de expediente, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

OUTUBRO ROSA

Também no sábado (6) cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir para atendimento exclusivo ao público feminino, das 8 às 16 horas. São elas: Jardim Marselha, Universidade, Pedro Moreira, Setor 4 e Vila Sete.

O horário será destinado ao exame clínico de mamas, preventivo de câncer de colo de útero e, no caso das mulheres com idade acima dos 40 anos, à solicitação de mamografia. Os serviços são gratuitos e não é necessário agendar horário previamente. “Basta comparecer à UBS mais próxima de sua residência e apresentar RG, CPF e o Cartão do Cidadão”, orienta a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto, a escala aos sábados tem o objetivo de ampliar a abrangência da Campanha Outubro Rosa. “É um reforço para incentivar a procura por serviços que já são prestados, em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira. Por isso, quem não consegue comparecer no horário normal de expediente, não pode perder esta oportunidade e colocar os exames em dia”, destaca.