Provopar realiza mais de 250 atendimentos por mês

O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) é conhecido por arrecadar roupas e alimentos nas campanhas anuais do município de Cianorte, mas o trabalho da associação vai muito além disso. Além das atividades coletivas, o Provopar atende, por mês, cerca de 250 pessoas em situação de vulnerabilidade, que procuram o local em busca de todo tipo de ajuda.

A coordenadora do Provopar, Neide Ferreira, explica que as necessidades são as mais diversas – roupas, móveis, utensílios domésticos, ajuda de custo e alimentos. Sempre que alguém nos procura pedindo ajuda fazemos um cadastro e, se necessário, encaminhamos para o local responsável, como o Centro Social Urbano. Atendemos muitas pessoas que precisam de bens materiais, mas que também buscam um ombro amigo e aconselhamento, afirma.

Por isso, a equipe do Provopar conta com uma assistente social que recebe as famílias e realiza visitas domiciliares. Outros seis funcionários também ajudam a suprir a demanda de trabalho e atendimentos juntamente com a diretoria, composta por oito membros voluntários.

A presidente de honra da associação e primeira-dama, Fátima Bongiorno, é uma espécie de conselheira e dá suporte emocional a muitos que procuram ajuda. Para ela, a dedicação é essencial e contribui para que o Provopar realmente faça a diferença na cidade.

Segundo a coordenadora, a solicitude do povo cianortense ajuda a atender os necessitados. Todos os dias recebemos doações, seja de móveis, roupas, colchões e outros materiais. E isso nos permite poder atender toda a demanda que temos, disse.

AÇÕES SOCIAIS

O Provopar tem três campanhas fixas em seu calendário anual: a Campanha do Agasalho, o Natal Sem Fome e o festival gastronômico do aniversário da cidade ou Festa das Nações. Mas também atua em outras ações realizadas durante o ano, como a Justiça no Bairro, com a organização do Casamento Coletivo; a Programação da Família, com o trenzinho no final do ano; a cavalgada em comemoração ao aniversário da cidade, entre outras.

A presidente de honra explica que o trabalho é em rede e as parcerias sempre são ampliadas. Atuamos com o Tiro de Guerra, as secretarias municipais, o poder judiciário e outras entidades e associações que nos solicitam. Em 2015, por exemplo, atuamos em uma campanha de combate à dengue, também já fizemos campanha de arrecadação de cabelos para perucas e outras ações.

Além dos cobertores doados para a Campanha do Agasalho, o Provopar conta com a Fábrica de Acolchoados da associação, que produz de 700 a 1 mil acolchoados de TNT por ano

DOAÇÕES

O Provopar recebe doações de móveis, utensílios domésticos, colchões, roupas e calçados, roupas de cama, mesa e banho e outros materiais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na avenida América, atrás da Rodoviária. Quem não puder levar as doações pode entrar em contato pelo telefone 3631-8100 para que a equipe vá buscar.

Atualmente, a associação funciona em um prédio cedido pelo estado, com estrutura para atendimentos, sala de reunião, depósito, cozinha, pátio e a Fábrica de acolchoados, em um prédio ao lado do futuro Centro Cultural.

Além das parcerias com empresas privadas de Cianorte, o Provopar recebe um repasse mensal da Prefeitura para manutenção.

A presidente de honra afirma que a associação está de braços abertos para receber quem quiser participar do trabalho como voluntário.

CAMPANHA DO AGASALHO

O sucesso com as campanhas de arrecadação de roupas e alimentos se repete todos os anos. desta vez, a 24ª edição da Campanha do Agasalho já arrecadou 18 toneladas de roupas, calçados e cobertores em dois finais de semana. A ação tem o apoio da Prefeitura de Cianorte, Tiro de Guerra, Banco do Brasil e Cianorte Trail Clube. A arrecadação continua nos pontos de venda espalhados pelo comércio local e no Provopar.