Projeto vai conscientizar agricultores sobre uso correto dos agrotóxicos

 

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Cooperativa Integrada de Londrina lançaram esta semana o projeto Mais, em parceria com o programa Acerte o Alvo, do Instituto Emater, que tem o objetivo de conscientizar os agricultores para a aplicação de agrotóxicos de forma correta nas lavouras.

A parceria consiste na capacitação e orientação dos produtores para utilizar esses insumos, com atenção para que os equipamentos estejam em boas condições de uso para evitar desperdícios e derivas.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, destaca que esses procedimentos são essenciais para garantir uma agricultura forte e sustentável no Paraná. Estamos conscientes que voltamos a aplicar muitos insumos nas lavouras, mas estamos trabalhando para reverter essa realidade, afirmou. O secretário cita que é desnecessário, por exemplo, três ou quatro aplicações para combater a ferrugem da soja.

Os programas Acerte o Alvo e Mais visam aperfeiçoar a tecnologia na aplicação dos agrotóxicos, com ênfase no conhecimento por parte do produtor para que seja feita a colocação do produto na quantidade correta, no alvo, e com um mínimo impacto ambiental da atividade. De forma simples, é importante o produtor saber gerenciar o tamanho das gotas e volume de produto pretendido, explicou o técnico da Emater, Nelson Harger, coordenador do programa no Paraná.

Harger lembrou que as más aplicações levam às derivas – quando a pulverização em uma lavoura escapa para a outra, gerando muitas reclamações em todo o Estado. O técnico ressalta que à em medida que se aplica o agrotóxico na forma correta, é fortalecida a fruticultura, a olericultura e a diversidade na lavoura, que é a característica do Paraná.

O objetivo do programa Acerte o Alvo é capacitar 4 mil produtores rurais por ano, totalizando 24 mil produtores e aplicadores de agrotóxicos e 2,4 mil profissionais ligados à assistência técnica e extensão rural, até 2018.