Agricultura

Produção agrícola da Amenorte será mapeada por georreferenciamento

O Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) promove amanhã, 31, às 9 horas, no Sindicato Rural de Cianorte um encontro com secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Econômico e com servidores dessas pastas para apresentar o Mapeamento Temático Integrado de Uso e Ocupação do Solo do Estado do Paraná (Promapa). O objetivo do encontro é discutir as bases e detalhes do programa, assim como seu cronograma na microrregião da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte).

O levantamento do Promapa define o perfil socioeconômico da atividade agropecuária regional. Na prática, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Anízio Menarim Filho, a pesquisa fornece informações mais exatas para estimativas de plantio a partir de imagens de satélite e monitoramento de campo.

Segundo ele, o levantamento é georreferenciado, que usa imagens de satélite e levantamento de dados no campo, para apresentar um perfil socioeconômico da atividade agropecuária regional. Com o relatório, os gestores públicos têm uma visão panorâmica da realidade atual e podem propor políticas para impulsionar determinado segmento ou buscar investimentos que resultem em mais renda e empregos.

Além dos secretários e servidores municipais, o mapeamento vai mobilizar os quadros funcionais do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), das cooperativas agroindustriais, e da própria Seab.