Saúde

Procura por remédios da Farmácia Popular é grande em Cianorte

 

O programa Farmácia Popular, do Governo Federal, fornece medicamentos gratuitos e com descontos significativos para o bolso dos pacientes que usam determinados remédios continuamente. Medicamentos para hipertensão, diabetes e asma são gratuitos. Outros têm desconto de 90%. Fraldas geriátricas que custam em torno de R$12,00 o pacote com oito unidades tem seu preço reduzido para R$6,90. “A marca disponibilizada é de qualidade, com durabilidade de até seis horas”, explica o farmacêutico Jaime Bernine Jr, da Farmácia Farmanorte.

De acordo com o farmacêutico, o impacto é bastante positivo e há muita procura pelos medicamentos. “Eles se adaptaram bem ao Programa, principalmente pelo preço”, explica.

Segundo Bernine, o cadastro conta com cerca de 200 usuários. “Os hipertensivos são os mais procurados”, ressalta. Medicamentos para controlar o colesterol também são bastante requisitados. 

Para se beneficiar do Programa o usuário precisa da receita médica atualizada, o RG e CPF. O paciente, ou procurador, pode fazer a retirada do medicamento para o qual está inscrito em qualquer das farmácias cadastradas, mas como o sistema de controle é único, as retiradas obedecem aos prazos estabelecidos. O medicamento a ser dispensado deverá corresponder à posologia prescrita na receita médica.

Para saber se a farmácia da qual é cliente é cadastrada, informe-se com o farmacêutico  responsável. Acesse também o site para conferir a listagem dos medicamentos disponíveis.

 

SERVIÇO: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/medicamentos/farmacia-popular