Cidades

Procura por armas começa aumentar após decreto que flexibiliza posse

Única loja do gênero na cidade já registra aumento do interesse dos clientes por pistolas e revolveres
Armas na única loja de Cianorte do gênero podem ser compradas através de catálogo. (Foto: LUCAS FERREIRA )

Três dias após o decreto que flexibilizou a posse de armas no Brasil, a procura por informações, uso, treinamento e preços por pistolas, revolveres e espingardas na única loja do ramo em Cianorte já começou a aumentar. Apesar das regras e o controle, muitas pessoas estão visitando a loja ara entender melhor como se armar em casa ou no trabalho.

De acordo com o vendedor da Ciacape, Rafael Falcione, a loja sempre registrou procura por armas, mas agora, as pessoas estão procurando e perguntando mais. Para o vendedor, a busca por informações não é mera curiosidade, já que muitos querem saber sobre o manuseio, as técnicas de uso, e principalmente, os valores dar armas, indicativo de que os clientes estão interessados em se armar.

Na Ciacape é possível encontrar rifles, espingardas, pistolas e revolveres, todas com os calibres permitidos pela lei. Mas para a realização da compra é necessário fazer a escolha pelo catálogo. Por questões de segurança as armas não ficam expostas. A loja também oferece todos os serviços necessários, desde o curso exigido até a documentação. O instrutor de tiro e também dono da Ciacape Júlio Moreira, diz que espera um aumento nas vendas e deixa claro que “o cidadão precisa ter, desde que seja da vontade dele, o direito de se defender”.

Quem pode comprar arma de fogo?

O decreto não legalizou o porte de armas de fogo, este ainda continua proibido. O que o novo decreto fez foi flexibilizar a posse, ou seja, tornar mais fácil. Ao cidadão que queira dispor de uma arma é exigido possuir mais de 25 anos, curso, obrigatório, de como manusear a arma, não estar respondendo inquérito ou processo policial e não ter nenhum tipo de antecedentes criminais, além é claro de comprovar a sua capacidade psicológica. O decreto é válido para todos os moradores das zonas rurais e para os que moram em estados considerados violentos, aqueles que possuem uma taxa de homicídio maior do que 10 por 100 mil habitantes. No Brasil, todos os 26 estados da federação, além do distrito federal se enquadram nesse perfil.

Calibres permitidos no Brasil No Brasil não são todas as armas permitidas para venda e compra pela lei as armas liberadas são: • Armas curtas, pistolas e revolveres. Os calibres 22 LR, 25 Auto. 32 Auto, 32 S&W. 38 SPL e 380 Auto. • Armas de fogo longas raiadas, carabinas e rifles. Os calibres 22 LR, 32-20, 38-40 e 44-40. • Armas de fogo de alma lisa, espingardas. O calibre doze ou inferior.