Procon de Cianorte registra quase quatro reclamações por dia em 2018

De 1° de janeiro a 14 de março de 2018, o órgão de defesa do consumidor local registrou 284 reclamações, o que resulta em uma média de 3,9 por dia. O número está acima da média do ano passado, quando o Procon recebeu 1276 reclamações, com uma média de 3,4 por dia. Tanto em 2017 como em 2018 o setor campeão de insatisfações foi o de serviços, que inclui telefonia, lojas diversas, segmentos de manutenção, entre outros.

Neste ano, 59,5% dos registros foram sobre o setor de serviços; 22% para o setor de produtos, que também inclui lojas diversas e 15% para assuntos financeiros, que engloba serviços bancários, cartões de crédito e de loja, entre outros. Outros 2,4% foram sobre o setor de habitação e 0,3% sobre estabelecimentos e prestadores de serviço de saúde. No ano passado, o ranking seguiu a mesma ordem.

Para a atendente do Procon, Tatiane Cazon, o segredo é a informação, pois muitos consumidores não conhecem seus direitos. Não tenha receio de questionar. Antes de fechar qualquer negócio, pesquise preços, exija especificações quanto às formas de pagamento, verifique se há cobrança de valores adicionais e confira o prazo de entrega ou de execução. Quanto mais informações você tiver previamente, menores serão as chances de insatisfação com a compra efetuada ou com o serviço executado, afirmou.

Outra atitude recomendada pela atendente é a exigência da nota fiscal ou recibo, que é um comprovante da realização da compra ou do pagamento pelo serviço essencial em caso de reclamações ou garantias.

PREÇOS VISÍVEIS

No dia 27 de fevereiro, a 2ª Promotoria de Justiça de Cianorte do Ministério Público do Paraná (MP-PR) enviou um ofício à Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic) cobrando o cumprimento da lei do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O documento determina que os estabelecimentos comerciais informem claramente as especificações de cada produto na vitrine, como características, composição, qualidade, tributos incidentes, preço e formas de pagamento.

O estipulado pelo MP para o cumprimento lei se encerrou na terça-feira (13). Quem não estiver adequado pode responder sanções no âmbito cível (multa) e penal (crime contra o consumidor). O Procon também recebe denúncias do descumprimento da lei e pede para que os consumidores auxiliem na fiscalização.

DIREITOS

Os consumidores que quiserem tirar dúvidas ou se sentirem lesados com alguma compra podem procurar o Procon de Cianorte. O endereço é avenida Brasil, 213 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Os telefones para contato são: 3637-2840 ou 3631-3044.

DIA MUNDIAL

Nesta quinta-feira (15) foi comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Em todo o mundo, grandes redes de lojas aproveitam a data para oferecer vantagens e promoções. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor em 11 de março de 1991. Em Cianorte, o Procon foi criado em 19 de outubro de 1993. (Com informações Assessoria PMC)