Saúde

Primavera e Verão pedem alimentação mais leve

A nutricionista Tarlis Faé atende em Cianorte na rua Fernão Dias, 196 (Foto: DIVULGAÇÃO)

Com a chegada da primavera e a expectativa de altas temperaturas para os próximos meses no verão, a Tribuna de Cianorte conversou com a Nutricionista Tarlis Faé, para saber quais os melhores alimentos para os dias mais quentes e também como manter a hidratação em dia. Confira entrevista:

Tribuna de Cianorte - Quais alimentos são mais indicados para quem pretende seguir uma alimentação saudável no verão e busca se refrescar?

Tarlis - Depende muito do objetivo da pessoa. Se o objetivo for ter uma alimentação saudável e pura simplesmente falando, uma salada de frutas ou suco de frutas como limão, acerola, maracujá, são uma boa opção, assim como água de côco natural e um tererê com gotas de limão.

TC - Quais alimentos são os mais indicados para quem pratica atividades físicas ao ar livre? E para quem trabalha o dia todo no sol?

Tarlis - Nessas situações o mais importante é se manter hidratado. Trabalhadores de corte de cana e construção civil, ou em atletas e praticantes de atividade física de endurance (como triatlo, meia maratona, ciclismo) que ficam horas se exercitando e expostos ao sol e consequentemente tem uma perda hidroeletrolítica importante. Nesses casos pode ser necessária a reposição de eletrólitos (potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio) além da agua. Isso pode ser feito com água de côco, bebidas isotônicas e preparações manipuladas. Agora, se você corre 5km ou faz um pedal de 1hora, via de regra essa suplementação não se faz necessária no seu caso. Claro que devemos avaliar a sua necessidade individual e a presença de sintomas como câimbras, náuseas, alterações de reflexo e letargia.

TC - Existem alimentos que auxiliam no processo de bronzeamento? Quais são?

Tarlis - A Nutrição pode contribuir de forma significativa, promovendo não só a manutenção do bronzeado, mas também a saúde da pele. Esses benefícios são atribuídos principalmente aos carotenoides e licopeno, encontrados no tomate, melancia, goiaba, manga, cenoura, mamão, caqui, enfim, frutas vermelhas, amarelas e alaranjadas em geral!!

Eles reduzem a vermelhidão, não deixam você descansar e protegem a pele contra o excesso de produção de radicais livres, evitando o foto-envelhecimento da pele.

Segue uma receita de suco para manutenção do bronzeado saudável:

2 cenouras médias,

Meio mamão papaya,

1/4 de beterraba média, suco de duas laranjas,

1 xícara de chá de melancia picada,

1 folha de couve

100 ml de água de coco e pedacinhos de gengibre à vontade!!

Bata tudo no liquidificador e aproveite!

TC - Quais alimentos são essenciais para quem pretende emagrecer para o verão?

Tarlis - O essencial é manter uma alimentação balanceada e variada, de forma a não faltar nenhum nutriente. Um corpo em equilíbrio, com energia e vitalidade, responde muito melhor à qualquer intervenção dietética. Para isso, consulte um nutricionista para lhe proporcionar um plano alimentar feito exclusivamente para você, e lembre-se: corpos de verão são construídos durante o ano todo e não em uma pré-temporada.

TC - Quais alimentos e práticas devem ser evitados em épocas muito quentes?

Tarlis - Os alimentos a serem evitados em épocas quentes são os mesmos de qualquer época do ano. Frituras, carboidratos refinados, açúcares e similares, devem ser consumidas de forma esporádica.

Um cuidado especial que deve ser tomado é com relação a conservação do alimento, uma vez que temperaturas mais elevadas fazem com que os alimentos estraguem com maior facilidade. Nem sempre um alimento impróprio para consumo terá odor ou aparência de estragado. Fique atento, o consumo de alimentos nessas condições, podem gerar uma toxinfecção alimentar, situação que pode levar à uma simples diarreia até morte, principalmente quando falamos de crianças, idosos, gestantes e pessoas com alteração de imunidade, como aqueles em tratamento de câncer e aids.

TC - Qual é a quantidade correta de água que deve ser consumida por dia? Há uma quantidade exata ou varia de pessoa para pessoa? E qual a importância do consumo de água, não só durante o verão, mas em outras épocas do ano também?

Tarlis - Existe um cálculo para hidratação, que é multiplicar o seu peso por 35ml. Ou seja, se você tem 80kg você precisa ingerir no mínimo 2,8litros de água/dia. Lembrando que isso é o mínimo e as necessidades de ingestão hídrica vão variar de acordo com a temperatura do ambiente e atividade física.

A água é a chave da vida, é o meio de transporte do organismo para nutrientes e a forma de eliminação de toxinas do organismo.

Os principais sintomas da desidratação são:

Sede;
Alteração na cor da urina;
Fadiga ou sonolência;
Dor de cabeça;
Câimbras;
Palpitações no peito;
Queda de pressão;
Confusão mental;
Falência de órgãos no estágio mais avançado.

TC - Quais alimentos mantêm a pessoa hidratada por mais tempo e são indicados para essa época de tempo seco?

Tarlis - O mais importante é beber água suficientemente, chás, sucos e água de côco podem fazer parte do consumo, porém o “bruto” mesmo deve vir da água. Evite alimentos contendo muito sódio, isso aumenta a necessidade de água. O álcool também pode causar desidratação, algumas pessoas tem a falsa impressão de que tomar cerveja é hidratante por conter bastante água em sua composição, mas o que ocorre na verdade é que o álcool age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, por isso vamos tantas vezes ao banheiro quando bebemos. Além disso, quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, ele acaba atrapalhando a absorção de água, que, por sua vez passa direto, podendo causar diarréia.