Previsão de geada põe agricultores em alerta na região

Agricultores da região de Cianorte devem ficar atentos neste fim de semana: a previsão é de geada em regiões de baixada. Culturas como hortaliças, café, milho e pastos podem ser prejudicados com as baixas temperaturas que podem chegar à casa dos 4ºC.

A previsão é do Instituto Agronômico do Paraná, o Iapar, responsável pelo Alerta Geadas – serviço que prevê com antecedência a ocorrência de geadas no Paraná. De acordo com a meteorologista Angela Costa, uma massa de ar frio que começa a se formar hoje (9) trará chuva à Cianorte. “Com ela a temperatura cai bastante no sábado e a previsão é de geada”, informou.

No domingo, a temperatura permanece baixa, com céu limpo e máxima de 22º. “Teremos neste fim de semana uma grande amplitude térmica na região. Os produtores de culturas frágeis, como é o caso das hortaliças, do milho em fase de frutificação e, principalmente o café com até dois anos de plantio devem estar atentos, recomendou.
Os pastos que servem de alimento para o gado na região são outra preocupação do Iapar. Durante as geadas os pastos podem sofrer com a baixa temperatura e serem afetados. Isso afeta diretamente o consumidor com o aumento dos preços do leite, por exemplo, explica.
No entanto, a geada que pode se formar na região, segundo Angela é moderada e o frio ocasionado por ela deve se afastar do Paraná na próxima semana.