Cotidiano

Previsão de geada alerta cafeicultores da região noroeste

["A geada branca \u00e9 observada com a composi\u00e7\u00e3o de gelo sobre as plantas e pode causar danos \u00e0s plantas mais novas"] (Foto: Anderson Theodoro)

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada desta terça-feira (18) na parte oeste da região cafeeira paranaense, abrangendo a faixa que passa por São Jorge do Patrocínio, Umuarama, Jesuítas e municípios próximos. Uma massa de ar polar vinda da região sul provocou a brusca mudança nas condições de tempo em todo o estado já nesta segunda (17).

Segundo o Simepar, também há previsão de chuva com rajadas de vento na maioria das regiões.

A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Os viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos - lavouras novas e viveiros - a proteção deve ser retirada assim que a massa de ar frio se afastar e o risco de geada for descartado. Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos a orientação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro e, depois, retirada com as mãos.

ALERTA GEADA

A possibilidade de geada continua nos próximos dias nas demais regiões produtoras de café – norte, noroeste e parte da região oeste do estado. Os cafeicultores podem acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas nos sites do Iapar  ou Simepar, ou ainda pelo disque-geada: (43) 3391-4500.

Neste ano, o Alerta Geada entrou em operação no dia 16 de maio. O serviço é mantido pelo Iapar e Simepar até o final do inverno. O principal objetivo é auxiliar produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.

Os avisos são difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, veículos de comunicação, estabelecimentos educacionais e comunitários.

Desde que foi lançado, há 23 anos, o serviço destaca-se pelo alto grau de confiabilidade, pois nunca houve erro na detecção desse tipo de evento. Outros setores da economia também são beneficiados pelo Alerta Geada, como produção de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com o Simepar, as regiões sudoeste e sul podem ser afetadas pelo fenômeno da geada negra nos próximos dias. A previsão também mostra condições favoráveis para ocorrência de chuva congelada e possibilidade de neve, na madrugada desta terça-feira (18), em alguns municípios do sul do estado, na divisa com Santa Catarina. Geadas fracas a moderadas devem ser registradas nos setores de fronteira com o Paraguai e divisa com Mato Grosso do Sul, segundo o Simepar.

CIANORTE

Na região de Cianorte, a temperatura mínima prevista para esta terça é de 4°C e a máxima é de 16°C. De acordo com o Simepar, não há previsão de chuva e os ventos devem ficar entre 21 e 28km/h. Na quarta-feira (19), o frio deve ser ainda mais intenso, com temperatura mínima prevista de apenas 3°C. Durante a tarde, o clima fica mais ameno e os termômetros podem chegar aos 20°C. Segundo o Simepar, a massa de ar frio só vai se afastar no final de semana, mas as temperaturas devem continuar baixas pelo menos até sábado (22).