Preocupante: casos de dengue aumentam 640% no Paraná

AUTÓCTONES – A maioria dos casos registrados ocorreu dentro dos próprios municípios

 

 A Secretaria de Saúde do Paraná registrou 2 mil 595 casos de dengue no últimos seis meses, uma média de 432 por mês. Os municípios com maior número de casos confirmados são Peabiru, 751; Paranavaí, com 664 e São Carlos do Ivaí, 308.

Do total de casos, 2 mil 383 são autóctones, ou seja, a infecção ocorreu no próprio município. Comparando com o mesmo período entre 2011 e 2012, houve aumento de 640% no número de casos.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, disse que o estado enfrenta período crítico da doença. O coordenador da Sala de Situação da Dengue, Ronaldo Trevisan, reforça que o vírus da doença circula em diversas regiões. Ele admite que o número de casos de dengue pode aumentar.

De acordo com o último boletim, neste período, 57 municípios já registraram casos autóctones, nove a mais que no informe da semana passada. O coordenador da Sala de Situação da Dengue, Ronaldo Trevisan, reforça que o vírus da dengue circula em diversas regiões e que o número de casos nestes municípios pode aumentar se não houver a diminuição dos focos do mosquito transmissor da doença.

Assim como municípios que estão em situação epidêmica, os demais também podem chegar a esta condição, inclusive com mortes, se não diminuírem os índices de infestação predial, disse.