Prefeitura intensifica vacinação contra o Sarampo entre jovens de 20 a 29 anos

A próxima segunda-feira (18), em Cianorte, será marcada pelo início da 2ª etapa da intensificação da vacinação contra o Sarampo, cujo público-alvo são jovens que possuem entre 20 e 29 anos. A ação especial, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai até o dia 30 de novembro (sábado), que é quando ocorre o Dia D de mobilização, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, inclusive nos distritos.  As doses da tríplice viral também previnem contra a caxumba e a rubéola.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nessa quinta-feira (13), o Paraná conta com 368 casos confirmados da doença, sendo que em Cianorte há um em investigação. Ainda conforme o relatório, havia vinte anos que casos de Sarampo não eram registrados por aqui. Trata-se de uma doença infeciosa e altamente contagiosa que já estava erradicada no país e voltou a ameaçar. Para impedir esse avanço, a maneira mais eficaz de prevenção é a vacina, alerta a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiato Pricinotto.

Para receber a imunização, é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação. Quem não possui, deve buscar a UBS mais próxima de sua residência, mesmo assim, para atualização. Lembrando que a campanha é seletiva: só vacina quem ainda não tomou a quantidade de doses necessárias, aponta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Izabela Correia Batista. O Ministério da Saúde, atualmente, preconiza que pessoas de até 29 anos devem receber duas doses da tríplice viral e aquelas que possuem entre 30 e 49, uma. Profissionais de Saúde devem possuir duas.

Essa é uma imunização que é oferecida durante o ano todo nas unidades. Sendo assim, se alguém for viajar antes ou quiser adequar, pode procurar pelo serviço, informa a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas. As UBSs, durante a mobilização, atenderão no horário convencional do expediente – das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 – e no dia D, que acontecerá ao sábado, prestarão se serviço das 8h às 17h.