Cidades

Prefeitura instala dois novos semáforos em Cianorte

Equipamentos foram instalados na Avenida Coruja e no cruzamento das avenidas Souza Naves e Minas Gerais
Novos semáforos começam a funcionar na próxima semana, revela Diretran (Foto: Odílio Martins / Tribuna de Cianorte)

A Prefeitura de Cianorte, através da sua Diretoria de Trânsito, instalou dois novos semáforos que estarão em funcionamento a partir da próxima semana. Um deles fica na Avenida Coruja, equina com a Rua Santa Rita de Cássia, no bairro Seis Conjuntos. O outro equipamento foi instalado no cruzamento das avenidas Souza Naves e Minas Gerais, na saída para o Distrito de Vidigal. Cada conjunto semafórico custou R$ 32,8 mil aos cofres do município.

De acordo com a Diretran, a instalação do semáforo na Avenida Coruja é em razão do alto fluxo de veículos nos dois sentidos da via. O novo equipamento também tem o objetivo de facilitar o acesso dos moradores dos bairros Jardim São Francisco, Ovídio Franzoni e Zona 07 na avenida. Além disso, a limitação de espaço devido as reservas florestais e a proximidade com a pista de caminhada justificaram a necessidade da instalação do semáforo. 

No cruzamento das avenidas Souza Naves e Minas Gerais, além de tentar diminuir o número de acidentes, o semáforo também foi implantado por conta do movimento de veículos nas duas avenidas, principalmente o tráfego de veículos pesados. No local, onde existe uma pista de caminhada, também há uma grande movimentação de pedestres.

De acordo com a diretora de Trânsito do município, Jennifer Cadan, não haverá a instalação de radares nos dois novos pontos.  “De início não terão radares. O sistema de fiscalização somente é instalado quando constatado de fato o desrespeito ao semáforo ou o índice de acidente depois de implantado”, explicou a diretora.

AVENIDA AMÉRICA RECEBE “ANJINHO”

Para reduzir os riscos de acidentes, a Diretoria de Trânsito também instalou um equipamento que marca a velocidade dos veículos, mas sem a intenção de multar. O famoso “anjinho” foi instalado na Avenida América, na via sentido centro-bairro, nas proximidades com o Residencial João Melão, no Cianortinho.

O local foi escolhido devido ao grande número de veículos trafegando e cruzando pela via, muitas vezes em alta velocidade. O equipamento, de caráter educativo, foi instalado para testes e sem custo pela mesma empresa que realizou os serviços nos dois novos semáforos.

A Diretran informou que, caso tenha um efeito positivo, o município poderá abrir uma licitação para aquisição desta tecnologia, incluindo no mesmo aparelho o sistema de reconhecimento de placas, auxiliando em casos de roubos, e também uma CPU para processamento de dados para estatísticas de trânsito.
Futuramente, radares móveis podem ser adquiridos e utilizados junto aos "anjinhos", onde o condutor foi educado e alertado sobre seu excesso de velocidade e, mais adiante, será efetivamente fiscalizado, sendo multado, caso não tenha reduzido sua velocidade previamente alertada.