Cidades

Prefeituras de Cianorte e Japurá são as únicas que começaram a distribuir carnês do IPTU

Alguns municípios adiaram o pagamento para não coincidir com as contas de início de ano
A maioria dos cianortenses já recebeu os carnês de IPTU. (Foto: ASSESSORIA PMC)

Dos 12 integrantes da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), apenas Cianorte e Japurá já iniciaram a distribuição dos carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. Na Capital do Vestuário, os moradores começaram a receber os documentos no dia 14 de janeiro; em Japurá a entrega começou na última quarta-feira (6).

Aproximadamente 35 mil carnês referentes a imóveis de Cianorte e dos distritos de São Lourenço e Vidigal foram emitidos. Para o pagamento à vista, com desconto de 10%, o vencimento será no dia 28 de fevereiro. A data é a mesma da primeira parcela para quem optar por dividir o tributo em onze vezes. O vencimento de março a dezembro será em todo dia 20.

A Prefeitura de Japurá emitiu aproximadamente 4,5 mil carnês. O vencimento da cota única, com 10% de desconto, ou da primeira parcela será em 15 de março. Quem optar pelo parcelamento poderá pagar em três vezes, até maio.

OUTRAS CIDADES

Em Tapejara, a previsão é de que aproximadamente 8,5 mil carnês comecem a ser distribuídos na semana que vem. O vencimento da primeira parcela ou do pagamento em cota única com 30% de desconto será em 11 de março. Quem não pagar à vista poderá parcelar em seis vezes.

A Prefeitura de Cidade Gaúcha informou que a distribuição dos documentos provavelmente será iniciada daqui a 15 dias. O vencimento para o pagamento em cota única com 10% de desconto será em 15 de março e com 5% de desconto em 13 de abril. Quem optar pelo parcelamento em cinco vezes começa a pagar em março. Ao todo, serão 4 mil carnês.

No município de São Tomé, cerca de 2,1 mil carnês estão em fase de conclusão. A entrega deve começar em março e o vencimento da cota única com 10% de desconto e da primeira parcela será em 10 de abril. O parcelamento será em oito vezes. Os contribuintes que quitarem o imposto podem receber premiações em dinheiro com o IPTU premiado. O sorteio será no final do ano.

Em Terra Boa, a distribuição dos documentos também está prevista para março. Ao todo, são 7,1 mil carnês. A cota única com desconto deverá ser paga até 15 de abril. Quem optar por parcelar poderá pagar o imposto em oito vezes até novembro.

Aproximadamente 3,1 mil carnês começarão a ser entregues no final de fevereiro em Jussara. O vencimento do pagamento em cota única com desconto de 10% será no dia 10 de abril e com desconto de 5% em 10 de maio. O parcelamento será em seis vezes, começando em maio.

São Manoel do Paraná, que emitiu apenas 700 carnês, vai programar o vencimento da cota única ou da primeira parcela para maio. Quem optar por parcelar poderá pagar em cinco vezes.

Em Guaporema, o pagamento do IPTU só começa em junho e a distribuição de 1,2 mil carnês está prevista para abril ou maio. O parcelamento será em três vezes.

No município de Rondon, o vencimento da cota única também será em junho e a distribuição começa em maio. Aproximadamente 3,5 mil carnês foram emitidos. O parcelamento será em cinco vezes.

Em Indianópolis, a distribuição está prevista apenas para junho e em Tuneiras do Oeste ainda não há previsão.