Prefeitura comemora resultados de mais um grupo do Amigos da Balança

Emagrecer não é tarefa fácil. O processo exige mudanças de hábitos que, para a maioria das pessoas, são um verdadeiro desafio. Assim, com o objetivo de incentivar e auxiliar a perda de peso e redução de medidas de maneira saudável, a Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, mantém o projeto Amigos da Balança, lançado de 2016 e que, na última segunda-feira (16), encerrou sua terceira turma deste ano celebrando resultados.

Os trabalhos tiveram início em 15 de julho, com 40 inscritos, que tinham em comum, o Índice de Massa Corporal (IMC). Eles contaram com a orientação de cinco nutricionistas do município, bem como com a contribuição de profissionais de diversas áreas, como educadores físicos, psicólogos e enfermeiros. A novidade desta edição foi a presença de um coach, que falou sobre auto responsabilidade e de um profissional do Centro de Atenção Psicossocial que discorreu sobre saúde mental. No total, foram dez encontros, que aconteceram semanalmente, na Unidade Básica de Saúde José Maciel Bahia (Extensão).

Buscamos tratar cada tema específico de forma diferente. A cada encontro um especialista prestou a sua contribuição, dando dicas para uma vida mais saudável e para o controle da ansiedade. Ainda houve o acompanhamento das dificuldades e das superações de cada participante, relata uma das nutricionistas responsáveis pelo Amigos da Balança, Elimary Francelino de Oliveira.

Nesta turma, 16 integrantes concluíram o projeto. Para Fabiana Garcia, que também é nutricionista e coordena a iniciativa, os resultados foram gratificantes. Hábitos são, realmente, difíceis de mudar e, por causa disso, muitas pessoas acabam desistindo. Em contrapartida, os que conseguem adquirir práticas novas e mais saudáveis alcançam condições bastante satisfatórias, como no caso desta edição, em que os participantes, até mesmo os que não notaram a perda de peso propriamente dita, tiveram redução de medidas, melhoraram exames laboratoriais e a autoestima. Todos estão de parabéns, conta.

 

A participante que apresentou o melhor resultado perdeu 8 kg. Além do compartilhamento das experiências individuais, as reuniões que oficializaram o encerramento desta edição também foram marcadas por premiação e sorteio de brindes fornecidos pelas empresas parceiras: Armazém D’Sabor, Bio Pharma, Jessé Produtos Naturais e Majole Delivery. O projeto também foi coordenado pelos nutricionistas que atuam na Secretaria de Saúde, Isamara Póvoa, Jorge Augusto Barbosa e Milena Maria Costa.