Cidades

Prefeitura anuncia instalação de 10 radares semafóricos em julho

Equipamentos serão dispostos nos cruzamentos de avenidas e pontos com maior incidência de acidentes
Cruzamento das avenidas América com a Pará é um dos que será monitorados por câmaras. (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

A Prefeitura de Cianorte anunciou nesta quinta-feira, 13, que vai instalar no próximo mês 10 radares semafóricos em pontos considerados críticos do trânsito local. A instalação faz parte das medidas que passam a ser adotadas pelo Diretoria de Trânsito de Cianorte depois da municipalização e integram o Sistema de Fiscalização Eletrônica de Veículos.

Os radares serão instalados em semáforos dos cruzamentos de avenidas e nos pontos com maior incidência de acidentes e irregularidades, de acordo com levantamento estatístico feito pela prefeitura.  

A novidade foi anunciada pelo prefeito Claudemir Bongiorno, em coletiva realizada no auditório da Prefeitura de Cianorte, juntamente com a diretora de Trânsito, Jennifer Cadan, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior. Os três apresentaram detalhes de como o sistema vai funcionar.

Os equipamentos começam a ser instalados nos próximos dias. A expectativa da Diretoria de Trânsito é que o sistema esteja funcionando em meados do mês de julho. De acordo com a prefeitura, os equipamentos vão funcionar em fase de testes por 15 dias, período em que as infrações não serão lançadas no sistema. Os radares serão ligados às 6 horas e desligados às 22 horas, mas as câmeras vão gravar a movimentação durante 24 horas.

Além de coibir as infrações e evitar vários acidentes, as imagens geradas pelos radares podem, por exemplo, ajudar em investigações de acidentes e até em casos de furtos. Algumas cidades da região já utilizam o sistema, como Maringá, Sarandi, Umuarama e Paranavaí.

“Este sistema já existe em algumas cidades da nossa região. Além de multar quem avança o sinal vermelho e quem para sobre a faixa de pedestre, ele também faz uma captura das placas dos veículos. Por exemplo, se um  veículo que tiver um alerta de roubo ou outra restrição de circulação, sair de Cianorte para Umuarama, este alerta será emitido tanto para o município quanto para a Polícia Militar. É um sistema todo integrado” afirma Jennifer Cadan.

O monitoramento das infrações será feito pelos agentes de trânsito do município. Os profissionais, inclusive, possuem o poder de multar os infratores, assim como a polícia, já que o município foi integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (municipalização). Hoje, a prefeitura conta com três agentes em atividade. Futuramente, mais dois serão contratados.

“O diferencial do sistema que Cianorte está implantando é exatamente porque o radar não faz uma foto, mas sim a geração de um filme. Neste filme, como haverá uma câmera frontal e uma traseira, será possível identificar tudo o que aconteceu dentro da infração. É algo muito transparente, onde conseguiremos reduzir os erros dos agentes de trânsito. Eles terão uma visão panorâmica do que está acontecendo e conseguirão autuar somente quem realmente desrespeitou as leis de trânsito” explica a diretora.

PONTOS EM QUE OS RADARES SERÃO INSTALADOS:

  1. Av. Paraná, cruzamento com a Av. Maranhão (ao lado da Caixa Econômica)
  2. Av. Maranhão, cruzamento com a Av. Amazonas (ao lado da esplanada)
  3. Av. América, cruzamento com a Av. Pará (ao lado do Cidade Canção)
  4. Av. Pará, cruzamento com a Av. América (vindo da Fiat, sentido centro)
  5. Av. América, cruzamento com a Av. Allan Kardec (sentido bairro-centro)
  6. Av. Piauí, cruzamento com a Av. Amazonas (ao lado do Sicredi)
  7. Av. Paraíba, cruzamento com a Av. Amazonas (sentido shoppings-centro)
  8. Av. Goiás, cruzamento com a Av. América (sentido centro)
  9. Av. Santa Catarina, cruzamento com a Av. Goiás (ao lado da prefeitura)
  10. Av. Edson de Lima Souto, cruzamento com a Av. São Paulo (ao lado do CEC)

Uma das maiores dúvidas da população é com relação aos valores das multas. De acordo com Jennifer Cadan, elas serão tabeladas e seguem as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os recursos arrecadados através das multas serão obrigatoriamente repassados à Diretoria de Trânsito do município e revertidos em melhorias no setor. Os veículos oficiais não estão isentos das multas.

Vale lembrar que os radares são detectores exclusivos para avanços de sinal e paradas na faixa de pedestres, e não de velocidade.

REGRAS E VALORES

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, avançar o sinal vermelho constitui infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de sete pontos na habilitação do condutor.

Parar veículo na faixa de pedestre é uma infração média, com  multa no valor de R$ 130,16 e aplicação de quatro pontos na CNH.

Prefeito Claudemir Bongiorno e a diretora de Trânsito Jennifer Cadan na coletiva que anunciou a instalação das câmeras. Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte