Cidades

Prefeitura abre inscrições para Projeto Guarda-Parque Mirim

(Foto: DIVULGAÇÃO)

No final deste mês, será lançado em Cianorte (dia 29) o Guarda-Parque Mirim, projeto inédito da Prefeitura e executado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) que pretende ofertar, gratuitamente, ensinamentos sobre cuidados ambientais a crianças e adolescentes. Os interessados em integrar a iniciativa devem se dirigir até a próxima quinta-feira (14), à sede da secretaria (Avenida Piauí, 2099), acompanhados dos responsáveis, para realizar a inscrição.  

Para participar, é preciso possuir entre 10 e 14 anos e estudar na rede pública de ensino. Serão disponibilizadas 40 vagas, a serem divididas, igualmente, entre meninos e meninas. “Caso o número de inscritos ultrapasse essa marca, faremos a seleção dos candidatos, com base na realidade social de cada um e nas habilidades que possuem em trabalhar com a temática do meio ambiente”, explica a chefe da Divisão de Educação Ambiente, Cristiane Marchini Roco.

Para se tornarem guardas-parque mirins, as crianças e os adolescentes deverão frequentar as aulas semanais - todas as quintas-feiras, pela tarde, na sede da Secretaria. O início está programado para 09 de agosto e o término para 06 de dezembro, totalizando 20 encontros “que ensinarão a respeito da fauna e da flora local, da destinação correta de resíduos, reciclagem, compostagem, abandono de animais, sem contar as visitas aos espaços”, informa o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz.  

“O que pretendemos, por meio dessa iniciativa, é formar cidadãos capazes de disseminar os cuidados necessários para a preservação dos nossos recursos naturais e fiscalizadores de ações irregulares”, argumenta o prefeito Bongiorno. O projeto será ministrado, na maioria das vezes, por servidores da Semma, que compartilharão suas experiências cotidianas com os pequenos, mas ainda contará com o apoio de órgãos parceiros como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Programa de Combate à Dengue entre outros.