Cidades

Prazo para alistamento obrigatório termina dia 30, alerta Junta Militar

Jovens que completam 18 anos em 2019 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar ou realizar a inscrição online
Subtenente Waiber Corrêa de Menezes, chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) de Cianorte. (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

O prazo para a realização do alistamento militar obrigatório termina no próximo dia 30 de junho. A inscrição deve ser feita por todos os jovens brasileiros que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro. O processo pode ser realizado na Junta de Serviço Militar do município ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br.  A previsão é que não haverá prorrogação.

O candidato que optar pelo alistamento online deverá acessar o site munido apenas do CPF para dar início ao processo. Já para o alistamento presencial na Junta de Serviço Militar, o jovem deverá apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento ou casamento, identidade, comprovante de endereço e CPF.

Quem nasceu antes de 2001, mas que perdeu o prazo anteriormente, também pode realizar o cadastro. Neste caso, o alistamento é feito diretamente na Junta de Serviço Militar, onde o jovem pagará uma multa no valor de R$ 6,92.

Vale lembrar que o cidadão em débito com o Serviço Militar não poderá

obter ou prorrogar a validade do passaporte; conseguir trabalho seja na iniciativa pública ou privada; realizar vestibular; concurso público; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, entre outras sansões.

No ano passado, foram mais de 600 alistamentos em Cianorte. De acordo com o chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) do município, subtenente Waiber Corrêa de Menezes. A expectativa para este ano é de que até 800 jovens façam o alistamento.

“Não temos a previsão, pois é tudo centralizado em Brasília. Mas acreditamos que, este ano, deveremos ter algo em torno de 700 a 800 alistamentos” afirma.

Após realizar o processo de alistamento, o candidato será informado sobre cada etapa da seleção através do e-mail informado no ato da inscrição. Em caso de dificuldades de acesso ao endereço online, o candidato deve procurar a Junta do Serviço Militar do município.

Quem não é dispensado segue para a etapa de seleção geral, que ocorre normalmente até o mês de outubro. Os selecionados servirão ao Exército em 2020. Em Cianorte, os horários de serviço são das 7 às 9 da manhã, de segunda a sábado.

A Junta do Serviço Militar de Cianorte fica localizada na Avenida Allan Kardec, 151, ao lado do Ceebeja. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: 3637-2267.